Musicoterapia: o universo terapêutico das experiências musicais e sonoras criativas

por | 10 de dezembro de 2021 | Trabalho Multiprofissional

Olá! Sou Chris Accioly, Musicoterapeuta, graduada pela Faculdade de Artes do Paraná agora UNESPAR, Especialista em Psicologia Analítica pela PUC do Paraná e algumas outras tantas formações.

Minha trajetória profissional iniciou no ano de 2011 em um Hospital Psiquiátrico. De lá pra cá já se foram quase 10 anos de trabalho e experiências incríveis com a Musicoterapia na área da Saúde mental.

Você sabe o que é Musicoterapia? A Musicoterapia historicamente surgiu enquanto recurso destinado a promover saúde, após o fim da Segunda grande guerra nos Estados Unidos e, paralelamente, em países da Europa. Ao longo dos anos se desenvolveu enquanto disciplina híbrida, que contempla áreas para além da própria música, bem como foi tomando corpo teórico científico.

As intervenções musicoterapêuticas estão em constante processo de atualização e desenvolvimento atentando para as demandas da sociedade. São inúmeras abordagens e métodos teóricos específicos em todas as áreas de atuação de um profissional de Musicoterapia.

A Definição Brasileira de Musicoterapia diz que: “Musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o/a musicoterapeuta e as pessoas assistidas.

A prática da Musicoterapia objetiva favorecer o aumento das possibilidades de existir e agir, seja no trabalho individual, com grupos, nas comunidades, organizações, instituições de saúde e sociedade, nos âmbitos da promoção, prevenção, reabilitação da saúde e de transformação de contextos sociais e comunitários. Evitando dessa forma, que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e/ou comunidades. O musicoterapeuta é o profissional de nível superior, com formação reconhecida pelo MEC e com registro em seu órgão de representação de categoria.

Ele/a é habilitado/a exercer a profissão no Brasil. Ele/a facilita o processo musicoterápico a partir de avaliações específicas, com base na musicalidade e na necessidade de cada pessoa e/ou grupo. Estabelece um plano de cuidado e um processo musicoterápico a partir do vínculo e de avaliações específicas atendendo às premissas de promoção da saúde, aprendizagem, da habilitação, da reabilitação, do empoderamento, da mudança de contextos sociais e da qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidades atendidas.

O musicoterapeuta pode atuar em áreas como: Saúde, Educação, Social/Comunitária, Organizacional, entre outras”. UNIÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE MUSICOTERAPIA. Definição Brasileira de Musicoterapia 2018. Disponível em: http://ubammusicoterapia.com.br/definicao-brasileira-de-musicoterapia

Eu atuo com a Musicoterapia Social-Comunitária para a promoção de Saúde e qualidade de vida dos sujeitos. As forças sociais e contextos culturais merecem um olhar ampliado pois que são as circunstâncias da totalidade vivida pelas pessoas portanto, não podem ser ignoradas ou deixadas de lado nos processos de tratamento musicoterpêutico.

A música na Musicoterapia está também como ponte entre pessoas, comunidades, para criar espaços de compartilhamento de valores artísticos e humanos pela via da criação musical (CUNHA, 2016). Como você pode ver, Musicoterapia é com Musicoterapeuta!!

 

Estou muito grata e feliz por estar fazendo parte da equipe CEDIVIDA! Tenho certeza que a Musicoterapia Social -Comunitária vai contribuir com as diretrizes do projeto e promover VIDA!! Vamos cantar as minhas, as suas e logo serão as nossas canções!!

“A primeira pessoa soa como eu sou

A segunda pessoa soa como tu és

A terceira pessoa como ele

E  ela também

Qualquer pessoa soa Toda pessoa soa Boa Soa Bem.”

O Som da Pessoa (Gilberto Gil)