Cozinha de herança

por | 18 de setembro de 2021 | Intergeracionalidade

Você já ouviu falar em comfort food?

Já sentiu saudades de alguém, ou uma lembrança gostosa veio na sua memória ao sentir o aroma de um bolo de fubá no forno, ou uma cebola fritando na panela? Se sim, essa pode ser a sua comida de conforto ou comfort food.

Comfort food pelo Oxford English Dictionary é definido como alimento que conforta ou ampara, é qualquer alimento que está associado com a infância ou com a comida caseira.

Já os chefs de cozinha Alex Atala e Carlos Alberto Dória definem a cozinha afetiva como aquela que está associada à memória e ao sabor da infância, aquela em que o toque afetivo não poderá ser substituído por nenhuma técnica e cuja continuidade depende da vigilância familiar de cada um de nós. Está aqui a importância dos livros de receita de família.

Os termos – comfort food e cozinha afetiva – possuem uma relação direta entre comida e história familiar que é extremamente relevante quando se trata de herança cultural.

Assim entendemos que a Cozinha de Herança é a transmissão das receitas entre membros de uma comunidade ou família com a possibilidade de uma receita se tornar herança e se manter viva não apenas dentro do núcleo familiar em que originalmente esteve presente, mas também, numa comunidade que compartilha de uma mesma etnia, por exemplo.

Segundo Silvana Azevedo e Fernanda Ortale: …“Cozinha de Herança é aquela que desperta, em quem a prepara ou consome, memórias de um passado caro que se deseja preservar. Está relacionada a receitas e histórias carregadas de afetividade; é transmitida e compartilhada entre gerações de uma mesma família ou no contato entre membros pertencentes a uma ou mais comunidades…”.

Agora eu te pergunto: qual é a comida que te traz aconchego, afeto, carinho e boas lembranças? Com que momentos e quais pessoas na sua vida essa comida está relacionada?

Talvez você tenha a lembrança de um prato que sua mãe lhe ensinou que já trazia consigo a história e os sabores dos pais ou avós dela, e hoje são responsáveis por essa herança culinária que você mantém viva na memória e no coração e pode passar como um tesouro compartilhado aos seus familiares.

A preservação da cultura alimentar é importante para que estas preciosidades não se percam no caminho, pois são carregadas de história, saberes e contribuem para uma alimentação mais saudável, mais sustentável, diversa e cheia de significado.

Eu sou uma mistura de italianos com poloneses, gostamos de cozinhar, falar alto e compartilhar a comida. O nhoque da minha nona italiana e as receitas com batata do meu nono polonês, são aquelas que eu faço quando preciso de um abraço ou quando quero dar um abraço e demonstrar carinho a alguém que eu amo.

Que tal rever aquele livro de receitas antigas em casa e preparar alguma coisa que traga belas lembranças e encha o coração de alegria?

Bom apetite!!