A tecnologia a favor da felicidade na terceira idade

Não apenas o Brasil, mas o mundo está evoluindo tecnologicamente. A cada dia são lançados novos aparelhos eletrônicos com tecnologia de ponta.

Acompanhar essa evolução nem sempre é fácil, e se adequar a modernidade é um aprendizado constante. Acredita-se que em 2025, a cada cinco brasileiros, um terá 60 anos. Os jovens de hoje estão preparados para aceitarem e lidarem com as tecnologias oferecidas. Os idosos, no entanto, muitos não tiveram essa formação, estão vivendo e  adaptando-se numa sociedade altamente informatizada.

Há tempos estamos vivendo a tendência ao uso das tecnologias na área da educação. Com a pandemia, isso se tornou muito mais real. As escolas migraram para o online, as consultas médicas passaram para telemedicina, e as compras de supermercado podem ser realizadas por aplicativos. A internet, com isso, passou a ser uma das principais ferramentas para o dia a dia e para o aprendizado.

Segundo a fisioterapeuta com experiência em Geriatria e Gerontologia, Flávia Maria Campos de Abreu, a internet passou a ser um meio de suprir a solidão para as pessoas idosas. “As redes sociais são uma forma de trazer o mundo para dentro de casa, especialmente para o idoso”, afirma. Segundo ela, essa nova forma de comunicação permite que o idoso possa participar de conversas e se aproximar de familiares e amigos que estão longe e principalmente se reconectar com amizades antigas e até descobrir novas amizades. “Inserir o idoso na internet pode ajudar a suprir a solidão, proporcionando uma vida mais feliz”, pontua.

A internet para a terceira idade é benéfica. “É uma maneira de se conectar com o mundo, estreitar laços, compartilhar memórias”, afirma Flávia. Um outro grande benefício é poder ocupar a mente e ter algo novo a aprender. “Pode ser um curso online, uma nova receita, descobrir a funcionalidade no celular ou até descobrir as regras de um jogo que não conhecia. Com a internet estimulamos não só a curiosidade, mas também o raciocínio, memória e atenção”, salienta a fisioterapeuta.

O uso da tecnologia pelas pessoas 60+, não apenas ajuda a modificar o cérebro, mas também melhorar as funções cognitivas. “É importante manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e mentais, como, por exemplo, sudoku, dama, xadrez, palavras cruzadas. Ler livros, revistas e aprender uma nova língua. Todos esses estímulos irão melhorar a memória, raciocínio e qualidade de vida”, relembra Flavia.

Mas como tudo na vida, a internet também tem sua vulnerabilidade. Hoje, o passatempo predileto do público 60+ na internet é o relacionamento com os familiares, amigos, notícias e compras online. “Mas infelizmente, são inúmeros golpes aplicados apesar de toda tecnologia disponível”, lembra Flávia. Os golpes estão sendo a cada dia aprimorados e muitos focados nos idosos, “é importante não passar dados pessoais por mensagens, desconfiar de promoções e sorteios e principalmente não clicar em links duvidosos e nem informar dados de cartão de crédito por mensagem ou telefone”, alerta.