Portal CEDIVIDA – Centro de Direitos à VIDA da Pessoa Idosa da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas.

Bem-vindos

Este é um espaço desenvolvido para tratar de temas voltados a esta população que já representa um quinto dos brasileiros e tende dobrar nas próximas décadas, segundo projeções feitas pela ONU e IBGE.

Nosso objetivo é promover espaço virtual especializado na temática da pessoa idosa congregando conhecimento, Defesa de Direitos, Prevenção e Promoção da Saúde, Cidadania, com destaque para o Canal de Defesa de Direitos - CADEDI que conecta as demandas dos profissionais e serviços da rede de proteção aos órgãos reguladores da política de atenção à pessoa idosa.

Aqui vamos tratar de diversos temas como Plano de Vida após os 60 anos; Longevidade; Saúde e Bem-Estar; Atividades Físicas; Autocuidado; Prevenção de Quedas; Modernização Social; Intergeracionalidade e Inclusão Digital.

Você encontra também um guia que contempla as Legislações vigentes em relação à pessoa idosa, no âmbito municipal, estadual e federal, atualizados de forma permanente.

Esta é uma plataforma colaborativa e o nosso conteúdo é construído por parceiros de caminhada como o Ministério Público – Promotoria da Pessoa Idosa; Complexo Hospital de Clínicas e seus colaboradores; Universidade Federal do Paraná; Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa; Instituições e Profissionais da área. Você também pode ser um colaborador, fale com a gente no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Como contribuir com o Programa CEDIVIDA

Quem Somos

O Centro de Direitos à VIDA da Pessoa Idosa, CEDIVIDA é um programa desenvolvido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Em setembro de 2021 a Associação dos Amigos do HC completa 35 anos de atuação na Promoção da Saúde e Defesa de Direitos em prol da comunidade assistida pelo Complexo Hospital de Clínicas da UFPR – CHC. Nosso compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento em nosso grande hospital, promovendo o acesso e garantindo o direito à saúde de forma igualitária e humanizada.

Desde 2016, os Amigos do HC também prestam assistência interdisciplinar a crianças e adolescentes vítimas de violência grave e gravíssima, por meio do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como propósito interromper o ciclo de violência, reduzindo o impacto na fase desenvolvimento infantojuvenil e fomentando a construção de novos projetos de vida.

Sabendo da importância das políticas públicas na garantia de direitos e no acesso à saúde, a instituição desde 2017 vem fazendo um trabalho junto aos Conselhos de Direitos a fim de contribuir nestes espaços de construção coletiva. Iniciamos no CMDPI - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, gestão 2017/2019, seguimos para o âmbito estadual no CEDI – Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, gestão 2019/2021, mesmo ano em que assumimos também como conselheiros o CEDCA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, gestão 2019/2021.

A participação dos Amigos do HC nestes espaços de controle social nos permite defender as necessidades identificadas com o público assistido pelo SUS e pela assistência no âmbito do CHC e do DEDICA, mas nos permite também contribuir de forma ampliada na construção de políticas públicas para toda uma população.

Diante desta trajetória de 35 Anos de Amizade pela Vida, identificamos a necessidade e oportunidade de contribuir ainda mais com a sociedade por meio de uma iniciativa que atenda o público 60+ e toda sua especificidade. Um Programa de Atenção à Pessoa Idosa para tratar da efetivação de direitos e promoção de saúde, que busca ressignificar a forma como o envelhecimento é visto pela sociedade e o empoderamento de um público que permanecerá ativo por muito mais tempo. Este é o nosso Centro de Direitos à VIDA da Pessoa Idosa, o CEDIVIDA!

O CEDIVIDA

O programa tem como objetivo Promover a Cidadania e a Proteção Social, Saúde e bem-estar, Educação e Lazer, Visibilidade e Intergeracionalidade, reafirmando o compromisso e responsabilidades constitucionais da Associação dos Amigos do HC, pela defesa e garantia dos direitos fundamentais da Pessoa Idosa. O trabalho compreende três eixos de atuação:

  • Proporcionar melhores condições na qualidade do atendimento à pessoa idosa no Hospital de Clínicas, onde cerca de 60% do público possui mais de 60 anos;
  • Plataforma Digital com conteúdo especializado e canal de defesa de direitos;
  • Atividades Presenciais/Hibridas para convivência.

 

O Eixo 1 já é realizado dentro do Complexo Hospital de Clínicas atendendo a demanda específica do paciente 60+ atendido pelas diversas especialidades do hospital. Em 2019 foram mais de 20 mil pacientes idosos beneficiados pelos projetos desenvolvidos, proporcionando melhores condições de atendimento. Para 2021 temos prevista a execução de várias iniciativas, entre elas os Projetos “Assegurar um Atendimento Multiprofissional de qualidade ao paciente idoso HC”, “Cuidando da Saúde Visual do paciente idosos no HC” e “Assegurar Assistência Digna à pessoa idosa atendida na Unidade de Urgência e Emergência do HC”.

A Plataforma digital do Eixo 2 abordará sete principais temas: educação, saúde e bem-estar, legislação e direitos, rede de proteção, interação e inclusão digital, oficinas e mundo do trabalho. Tal plataforma funcionará de forma integrada com o espaço físico, onde o usuário terá acesso à programação presencial, podendo até mesmo realizar agendamento nas oficinas e atendimentos previstos.

Na modalidade presencial do Eixo 3, prevista para o segundo semestre de 2022, teremos espaços definidos para o desenvolvimento de atividades como: grupos de convivência, oficinas voltadas a cidadania, saúde e bem-estar, saúde mental; plano de vida e exercícios físicos. O grande desafio é a INCLUSÃO DIGITAL, segundo o IBGE, com o contexto da pandemia o isolamento emocional e social da pessoa idosa cresceu, porém o movimento de acesso à internet dessa população aumentou em 14%.

Todas as ações pensadas para a execução do projeto visam a construção do pertencimento, da independência e do protagonismo da pessoa idosa ressignificando o processo do envelhecimento.


LEGAL


AMIGOS DO HC


INFORMATIVO

Cadastre-se para receber mais informações dos Amigos do HC.


© 2021 Todos os direitos reservados  |  Desenvolvido pela um2 Marketing

INFORMATIVO

Cadastre-se para receber mais informações dos Amigos do HC.


© 2021 Todos os direitos reservados  |  Desenvolvido pela um2 Marketing