Seu tempo é sua prioridade

por | 17 de junho de 2024 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air 

Viver da melhor maneira possível significa gastar seu tempo de uma forma que reflita com precisão suas prioridades. 

Mas muitas vezes o tempo não é gasto com sabedoria. Você gasta a contragosto nas prioridades de outras pessoas. Ou sobre compromissos que você deixou entrar em sua vida sem considerar suas implicações. 

Alinhar suas prioridades com seu comportamento não significa maximizar a produtividade ou qualquer outra métrica externa. Trata-se de maximizar o seu bem-estar pessoal. 

Quando seu comportamento não está alinhado com suas prioridades, você se sente infeliz. Nervoso, estressado, não satisfeito. 

Quando suas prioridades se alinham com a forma como você gasta seu tempo, você se sente ótimo! Alegre, satisfeito, presente. 

Então por que as pessoas agem de forma inconsistente com o que valorizam? Por que não agimos tendo em mente as nossas prioridades? 

Você está acostumado a fazer o que está acostumado. Mesmo que seus hábitos não lhe tragam alegria, eles são confortáveis ​​o suficiente para você continuar. Por exemplo; pegando compulsivamente seu telefone e abrindo o Instagram ou outras redes sociais e aplicativos. 

Você não percebe que está preso a padrões que não estão melhorando sua vida. Somos ótimos em permanecer reativos e seguir o fluxo, exemplo;  passar os últimos 30 minutos antes de dormir olhando para uma tela. Então, me perguntando por que você acorda se sentindo cansado. 

Mesmo quando você está ciente de que deseja mudar, a mudança significa que você perderia os resultados que está obtendo em sua situação atual. As perdas são maiores que os ganhos, exemplo; você pode dizer que quer entrar em forma. Mas comer bem e manter-se ativo significa perder a recompensa do conforto contínuo e desfrutar de uma comida não tão saborosa. 

Muitas vezes você pensa que está perseguindo algo que importa. Mas, na realidade, você está perseguindo algo que é importante para outra pessoa. Geralmente com algum tipo de recompensa associada, exemplo; fazer um trabalho que você não gosta, mas continuar nele por dinheiro. Você acha que o dinheiro é a parte importante. Mas isso talvez não seja ou nunca tenha sido. Isso não quer dizer que você não precise de dinheiro. A questão aqui é que sempre há outras maneiras de você atingir um determinado objetivo. Nesse caso, ganhar dinheiro de uma forma que lhe traga alegria e realização.  

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.