Dica de Leitura – O Retrato de Dorian Gray

por | 21 de junho de 2022 | Trabalho Multiprofissional

Texto por: Luciana Grel

Título: O Retrato de Dorian Gray

Autor: Oscar Wilde

Ano: 1891

Editora: diversas é obra de domínio público

Nível de dificuldade: Por ser uma obra de época pode ser uma leitura não muito fluída e que exige do leitor mais concentração uma vez que há bastante descrição dos ambientes e personagens. Evite as edições de bolso que geralmente tem letras, espaçamento e margens menores, bem como versões adaptadas. Sempre que possível procure edições em papel “off-white” (aquele meio bege) que são mais confortáveis para os olhos.

Este livro está entre os meus 10 preferidos. Um livro que conheci muito antes de pensar em Envelhecimento Positivo mas que, certamente, ajudou a moldar minha visão sobre o tema.

“O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde foi escrito em 1890 (e publicado como livro em 1891) na Inglaterra e causou desconforto na sociedade britânica da época: Wilde foi acusado de “violar as leis da moralidade pública.”

Dorian Gray é um jovem humilde, que acaba de ingressar na alta sociedade inglesa através de uma herança. Sua beleza fora do normal e uma personalidade gentil e amável torna-se a inspiração do pintor Basílio Hallward, que resolve retratar um quadro do rapaz.

Entra em cena também Lord Henry Wotton, amigo de Basílio, que logo fica curioso sobre este jovem que o pintor tanto aclama. Quando Lor Henry e Dorian se conhecem inicia-se uma mizade onde a atração era mútua, Dorian se sentia atraído pelo conhecimento e pela verdade que Henry carregava nas palavras. E este era atraído pela beleza, juventude e pureza de Dorian Gray.

O ponto alto da obra, além da dualidade juventude/velhice, são as reflexões sobre diversos pontos da vida, de forma simples porém profunda.

Por ser uma obra de época pode ser uma leitura não muito fluída e que exige do leitor mais concentração uma vez que há bastante descrição dos ambientes e personagens.

Luciana Grel é turismóloga de formação, atuando há 30 anos com desenvolvimento de comunidades e moderação de processos participativos. Leitora e Livreira por paixão. Instrutora de Yoga por gosto e Ativista da Longevidade por vivência e admiração.