]Na última sexta (26), por meio da parceria entre as Embaixadoras do Bem e o CEDIVIDA, foi realizado o Ciclo de Palestras: Cuidar dos Nossos Idosos é Honrar Nossos Antepassados. A programação aconteceu na sede do Programa e contou com a participação de palestrantes especialistas na área.
A mesa de autoridades contou com a presença do presidente dos Amigos do HC, Domingos Murta; presidente das Embaixadoras do Bem, Tânia Mary Gomez; vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Adriana Santos de Oliveira; coordenadora da Pessoa Idosa do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Ivete Berkenbrock; representando a Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Miro e a promotora de justiça de defesa dos direitos da pessoa idosa de Curitiba, Cynthia Maria de Almeida.
A tarde começou com a fala da promotora de justiça Chyntia Maria de Almeira Pierri, da 2ª Promotoria de Justiça e Defesa de Direitos do Idoso de Curitiba. O tema da palestra foi “Duas Décadas do Estatuto do Idoso: avanços e desafios”. No contraponto, participou o especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Dr. Rubens Bendlin, falando sobre “Curitiba, cidade amiga da pessoa idosa”.
Seguindo a programação, a médica especialista em Geriatria, Dra. Adriane Miró falou sobre os principais cuidados no envelhecimento. Em contraponto, a pós-doutora em Fisioterapia, Dra. Anna Raquel Gomes explicou ao público sobre a importância da prevenção de quedas em idosos.
Fechando as palestras, o diretor-geral da Ação Social do Paraná, Padre José Aparecido veio falar sobre espiritualidade e os fundamentos para uma longevidade plena.
Para a vice-presidente das Embaixadoras do Bem, Líbia Maria Ruiz, todas as autoridades presentes demonstraram o comprometimento com a causa da pessoa. “Os principais Órgãos de Defesa ao Idoso trouxeram importantes informações de forma didática e simples para atingir o público presente”. Ela ainda afirma que os objetivos foram atingidos. “E reafirmo a importância de continuarmos unidos na construção de outros eventos semelhantes, visando fortalecer a importância dos idosos para a sociedade como um todo”.
É possível assistir o evento completo pelo canal do YouTube.