Cuidados com a pele na terceira idade

por | 30 de maio de 2022 | Autocuidado

Já de grande conhecimento que é na terceira idade quando ficamos mais vulneráveis às doenças e situações da vida. Uma das mudanças mais visíveis deixadas pelo tempo, está na nossa pele que, com o passar dos anos, vai ficando mais sensível e vulnerável, e se não tivermos os cuidados necessários pode nos trazer alguns problemas. Vale lembrar que é necessário que essas medidas sejam parte da rotina para ter o resultado desejado.

Segundo a dermatologista, Dra. Anarosa Sprenger, os problemas de pele mais comuns em idosos são: eczemas, micoses nas unhas e o câncer de pele. Os eczemas são lesões que geralmente podem ocorrer em toda superfície cutânea. “Eles podem ter várias causas como o ressecamento excessivo, ingestão de múltiplos medicamentos, ou contato com alguma substância alergênica. Devem ser investigados, sobretudo em idosos que usam múltiplos medicamentos, orientados para a troca de alguns deles, sob estrita orientação dermatológica”, alerta.

Já as micoses podem aparecer nas unhas por conta de situações como deslocamento, espessamento e deformação, o que pode torná-las mais grossas, opacas, esbranquiçadas, amareladas e até mesmo esverdeadas. A especialista destaca que esse é um problema que pode ocorrer quando ainda somos jovens, mas os idosos são mais suscetíveis

Os cânceres de pele mais comuns, de acordo com a dermatologista, são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o Lentigo Maligno Melanoma. “O Carcinoma Basocelular se manifesta por pequenas bolinhas brilhantes, com feridas no centro, parecendo espinhas, mas que nunca saram. Ocorrem principalmente em áreas expostas, sobretudo na face, orelhas, tronco e braços”, descreve “O carcinoma Espinocelular parece uma ferida mais descamativa, que sangra facilmente e surgem também em áreas expostas, continua “Já O Lentigo Maligno Melanoma se apresenta como uma mancha marrom, mais comum em face e apresenta várias tonalidades, que vão crescendo lentamente”, completa a dermatologista

Então surge a dúvida: o que podemos fazer para prevenir essas doenças e lesões? Listamos algumas dicas da dermatologista para você seguir e cuidar da sua pele diariamente.

Evite banhos quentes

Evitar banhos quentes e demorados é importante para o tratamento da pele. A água quente pode contribuir para o ressecamento e, o quanto mais tempo ficar na água quente, mais a sua pele resseca. O ideal é que a água esteja no máximo na temperatura morna. Outro cuidado é não passar o sabonete com muita força na pele e evitar o uso de sabonetes com grandes esfoliações, pois pode alterar a composição do manto hidropilídico, que é uma camada que hidratante natural do organismo. Já os sabonetes sem fragrâncias são recomendados para prevenir alergias.

Passe hidratante

O uso do hidrante é recomendável logo após o banho, pois o corpo ainda está com os poros abertos e o vapor da água facilita a penetração do creme na pele. O ideal que seja um produto com propriedades emolientes, que aumentam a camada de gordura do corpo; umectantes, para melhorar a quantidade de água disponível; e oclusivas, que diminuem a evaporação da água. As opções de hidrantes em creme e sem fragrância são indicadas para evitar alergias.

Beba bastante água

O consumo de água é importantíssimo para manter a pele saudável, assim como todo o corpo. Na terceira idade é muito comum que o idoso perca a sede, e passe a não tomar água suficiente no dia a dia. A indicação é de beber pelo menos dois litros por dia, a menos que haja uma contraindicação de médico.

Cuide bem dos lábios

Os lábios também podem ficar ressecados com o avanças da idade. Os climas secos e temperaturas baixas contribuírem para o ressecamento. Para evitar rachaduras, passe protetor labial que contém filtro solar, e utilize hidratantes específicos para a região da boca.

Não fique muito tempo no sol

Os raios solares afetam o envelhecimento e aceleram o processo, fazendo necessário o cuidado com a proteção da pele. O cuidado com a pele nesse caso, não se restringe apenas ao protetor solar, o uso de bonés, viseiras e óculos de sol também são importantes para evitar problemas para a pele.

*Esse texto tem caráter informativo e não substitui a consulta com um médico especialista. Caso note qualquer alteração na pele ou esteja procurando qualquer orientação, fale com o seu médico de confiança.