No lugar do sino é tamborim

por | 22 de dezembro de 2021 | Trabalho Multiprofissional

NATAL TROPICAL

Jair Oliveira, Wilson Simonal, Luciana Mello

 

…”É naturalmente quente no Brasil” …

A canção começa falando da nossa terra e da nossa cultura. O Natal vem recheado de tradições muito antigas. Embora se acredite que seja uma festa cristã, ela já estava presente nos povos antigos, muito antes do Cristianismo. Para essas culturas, o Natal era a representação do AMOR, SOLIDARIEDADE, UNIÃO, PAZ E BEM. Representado por um bom velhinho vindo do meio do gelo, que teve início em uma vila de duendes e trabalha com eles na criação de brinquedos para distribuir para as crianças.

Essas crianças eram TODAS, do planeta. Em uma outra canção temos a frase “Seja pobre, seja rico o velhinho sempre vem”. De barbas brancas e roupa bem quente, vermelha e branca (o vermelho significa vida e o branco a paz) ele pega seu trenó mágico, conduzido por renas e passeia pelo céu, entrando em chaminés para distribuir seus presentes.

Aqui no Brasil o inverno com gelo é no máximo no Sul do País e nos meses de junho até 21 de setembro, quando entramos na Primavera. Como um País tropical, durante essa festa natalina estamos em pleno Verão. Calor, sol, praias, enfim…fico imaginando o sacrifício daqueles que trabalham nos comércios “fantasiados” de Papai Noel. A roupa quente, canções trazidas pela nossa colonização eurocêntrica, nos colocam copiando modelos que não atendem nossa realidade.

A canção trazida hoje, Natal Tropical, por esses 3 artistas bem brasileiros, relata o nosso Natal.

As sonoridades típicas do nosso povo, da nossa gente e o real significado dessa festa.

O convite aqui é para que você ouça a canção e que ela possa reverberar em você os sentimentos verdadeiros do Natal, AMOR, UNIÃO, SOLIDARIEDADE, FAMÍLIA, AMIGOS…estar próximo daqueles que amamos, perdoar, ressignificar, transformar e agregar para compartilhar com quem não tem.

Que esse seja seu espirito nesse Natal. Deixe a magia dessa época tão especial do ano tomar conta do seu SER. Que você possa se lembrar do real propósito de estar vivo aqui e agora!!

É o meu desejo a todos!!

Um grande abraço musical pra você, leitor!!

Mt. Chris Accioly