Dicas para utilizar a internet de forma segura

por | 31 de janeiro de 2023 | DigiSênior, Tutoriais

A internet oferece diversos benefícios e é um espaço muito legal para se entreter, pela quantidade de sites e pessoas que também utilizam e interagem. Porém, existem alguns cuidados básicos que devemos tomar ao acessar determinados sites. Mas não se assuste! São apenas dicas preventivas. Desde que siga corretamente, você estará seguro. 

Para nos ajudar a separar essas dicas, conversamos com o T.I Rodrigo Kachel, que listou alguns pontos para prestarmos atenção: 

– Evite compartilhar dados que podem causar problemas pessoais e financeiros na web (número da conta corrente, senhas de serviços on-line, etc.); 

– Tenha cuidado com links (desconfie ao receber qualquer informação estranha, não clique em links que recebeu de pessoas desconhecidas); 

– Preserve a privacidade (não poste todas as suas fotos e evite postagens que indiquem onde você mora). 

Beleza, já sei de tudo isso. Tem mais alguma coisa que eu possa fazer? 

– Mantenha o antivírus (“bichinhos” que podem não deixar você utilizar o computador, celular, laptop, desktop) e firewall (parede) ativos e atualizados, bem modernos; 

– Sempre mantenha seu sistema operacional (dispositivos de entrada e saída e dados de sua máquina) atualizado.  

– Cuidado ao fazer downloads (quando você faz, por exemplo, a cópia de um arquivo); 

– Atenção aos anexos de e-mail, redes sociais e SMS, pois podem conter vírus ou mesmo clonarem seus equipamentos; 

– Não compartilhe informações pessoais com estranhos; 

– Sempre verifique se o certificado digital do site (domínio) está ativo antes de acessar o link (que serve para ter acesso a um objeto, ou a uma reunião virtual, ou mesmo para ter a receita de um bolo).  

Sobre as senhas das suas contas (de banco, rede social, etc.), elas devem ser diferentes e nada muito fácil, como data de aniversário, por exemplo. Além disso, o ideal é que essas senhas sejam diferentes para cada conta. Essas senhas são muito fáceis de serem quebradas por hackers e por outras pessoas a partir disso, essa pessoa mal-intencionada poderia acessar a sua conta e pegar várias informações sigilosas.  

Mas aí surge a dúvida: como vou me lembrar de tantas combinações diferentes? 

É interessante possuir um gerenciador de senhas, parecido como um banco de dados de segredos. As funções variam dependendo do aplicativo, mas praticamente todos possuem geradores de senhas. Assim, você não precisa pensar em uma combinação. Além disso, esses aplicativos criptografam os dados com um algoritmo forte, ou seja, só quem souber a senha-mestra poderá abrir seu cofre de senhas. 

Password e LastPass são dois aplicativos que permitem salvar, além de senhas e cartões de crédito, notas de texto seguras. Além desses exemplos, alguns antivírus como McAfee e Kaspersky já vem junto com um gerenciador de senhas. 

Parecem dicas simples, mas entenda quais são os riscos que você corre, caso não se atente aos cuidados: 

O Phishing é como os profissionais de cibersegurança chamam o uso de e-mails para induzir as pessoas a clicar em links ou anexos maliciosos para roubar senhas de e-mail e contas de redes sociais para aplicar golpes; 

Sites e jogos maliciosos que oferecem dinheiro ou entretenimento, mas podem cair em golpes que prometem liberar prêmios ou acesso gratuito a jogos on-line. Muitas pessoas são presas fáceis de golpes, pois ainda não sabem como ser cautelosos. Assim como nos casos de phishing, os criminosos virtuais podem usar sites populares para identificar possíveis vítimas, e prometer algo, por exemplo, informações do cartão de crédito, em troca daquilo que eles querem; 

Malware é um software de computador instalado sem conhecimento ou permissão da pessoa e que executa ações prejudiciais no computador. Isso inclui roubo de informações pessoais do computador ou sequestro da máquina para uso em uma botnet, o que deteriora o desempenho do seu aparelho. 

Ransomware é um software nocivo que é usado para bloquear dados de computadores e servidores através do uso de algum tipo de criptografia. Esse malware é usado por hackers para exigir resgates de valores, normalmente cobrado em criptomoedas, como o bitcoin, para que os seus dados sejam novamente liberados.  

Em todos estes casos, se você sofrer qualquer uma destas condutas, que são verdadeiros riscos aos quais qualquer um de nós está sujeito, deve fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, se conhecer o autor do crime. Se não conhecer, deve fazer esse boletim de ocorrência na Delegacia contra Crimes Cibernéticos.