60+ fazem sucesso nas redes sociais

por | 10 de maio de 2022 | Intergeracionalidade

A inclusão digital na terceira idade é um tema cada vez mais relevante e atual. A cada ano que passa, mais pessoas com 60 anos ou mais estão online. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional dos Lojistas SPC Brasil, em 2021, 97% dos idosos acessam a internet com diferentes finalidades, inclusive para produzir conteúdo.

Quem nunca criou uma conta no Facebook ou no Instagram para a mãe, pai ou até para os avós? É uma forma interessante de entretenimento para eles, além de conectá-los a temas que gostam, descobrem que podem ouvir aquela música que tanto gostavam ou reassistir aquele filme que tanto amam.

Além disso, o meio digital é parte importante do nosso cotidiano. Apresentar esse mundo aos idosos é uma forma de assegurar que eles façam parte da sociedade ativa, pois a internet permite a interação e o recebimento de notícias do mundo, garantindo os estímulos cerebrais com as novas informações recebidas e a opinião que é formada perante os acontecimentos do mundo.

De acordo com a projeção populacional do IBGE, em 2060, os idosos representarão 46,43% da população total do Brasil. Em proporção mundial, estima-se que os 60+ somem cerca de 58 milhões. Enquanto isso, os mais jovens (0 a 14 anos), somarão pouco mais de 25%. Por isso, a importância da inserção desse público no mundo digital, considerando que é um meio importante de interação social.

Porém, há alguns cuidados que se deve ter ao inseri-los nesse meio. Como não possuem conhecimento sobre os golpes e roubo de dados, eles são alvos fáceis e acabam divulgando informações sigilosas sobre onde moram, por exemplo. É preciso instruí-los, a fim de evitar maiores dores de cabeça.

Porém, há casos em que os idosos não ficam apenas como espectadores e passam a produzir o conteúdo, seja por iniciativa dos filhos e netos ou por interesse próprio. Separamos uma lista de alguns vovôs e vovós que fazem sucesso no Instagram e no Tik Tok.

1- Vovostiktokers (https://www.tiktok.com/@vovostiktokers)

Nair, ou vovó, como é conhecida, tem uma conta no Tik Tok com mais de 11 milhões de seguidores. Originalmente, ela postava vídeos junto com o seu marido, Nelson, que acabou falecendo em 2021 por complicações de saúde. Desde então, ela continua mantendo a conta com vídeos sobre o dia a dia, tirando sorrisos e conquistando milhões de pessoas em todos os vídeos.

2- momajima (https://www.tiktok.com/@momajima)

Conta criada pela neta Mônica Majima, ela posta vídeos da avó quando vai visitá-la. Com mais de 360 mil seguidores, as duas mostram o dia a dia, além de receitas tradicionais comuns em famílias de descendentes de japoneses. A obá (avó em japonês), como é chamada, compartilha sobre assuntos variados.

3- vovopalmirinha (https://www.instagram.com/vovopalmirinha/)

Famosa por suas receitinhas e pelo jeitinho doce, aos 90 anos, a vovó palmirinha tem mais de 700 mil seguidores no Instagram, onde compartilha o seu dia a dia. Ela também criou um site para postar as receitas completas.

4- voizaurademari (https://www.instagram.com/voizaurademari/)

A vovó mais estilosa do Instagram compartilha seus looks e uma frase motivacional sobre a vida, autoestima e confiança, sempre referenciadas de alguma autora renomada. Sempre na mídia, ela faz parcerias com marcas e já foi até capa de revista.

5- vovoterezinha71 (https://www.tiktok.com/@vovoterezinha71)

Além do Tik Tok, ela tem um canal no Youtube com o mesmo canal. A vovó terezinha aparece em vídeos gravados pela neta Nicole. Típica baiana, ela é 100% sincera e diverte o público com as suas frases e o jeito (nada paciente) de lidar com a neta que faz questão de perturbá-la sempre que pode.

Além de arrancar sorrisos, ter esse público idoso produzindo conteúdo, gera identificação nas pessoas masi velhas, seja pela forma de falar ou pelo material que trazem, fazendo com que se sintam mais incluídos na sociedade.