Aos 90, Vo Hédio festeja seus mêsversários

por | 19 de maio de 2022 | Intergeracionalidade

Aniversário é sempre uma data especial para todo mundo, pois celebramos mais um ano de vida. Mais especial ainda, é para Hédio, ou vô Hédio, como é conhecido. Após uma brincadeira, ele começou a ganhar festas temáticas da família e viralizou na internet.

Nascido no dia 14 de julho de 1931, Hédio Francisco Nunes tem 90 anos (quase 91, corrige ele), é aposentado e conta que os “aniversários” começaram por uma brincadeira das netas. Quando o bisneto Arthur completou um ano, foi feita uma festa em comemoração. Na ocasião, Hédio, em tom de brincadeira, disse: “Vocês só fazem festa para crianças?”. Então, pensando em tudo que havia acontecido, a família aproveitou e teve a ideia de organizar várias festas de aniversário para o vovô.

A filha mais velha, Nádia Nunes conta que o pai sempre foi muito alegre e ativo. “Quando ele se aposentou, no dia seguinte foi para a Disney”, relembra. Ela conta que Hédio sempre gostou muito de festas, então a pandemia foi um momento difícil. “Ele também sofreu um AVC e precisou ficar em casa se recuperando”, relata Nádia, que passou a morar com o pai após a doença. Atualmente, a família mora em Criciúma, Santa Catarina.

Mêsversário é uma festa de aniversário mensal. Todos os meses, no dia do nascimento, se comemora mais um mês de vida. Geralmente, os pais costumam celebrar essas comemorações com recém-nascidos que ainda não completaram um ano. É uma forma de registrar o crescimento da criança, de lembrança.

Apesar de já estar mais grandinho, a família de Hédio faz questão de celebrar sempre que pode. “Ele já tem 90 anos, então cada dia é mais um dia e precisamos comemorar”, diz Nádia. A filha conta que, apesar do aniversário dele ser no dia 14, as festas acontecem todos os meses em uma data que todos possam estar juntos. Afinal, haja gente para reunir. Ao todo, vô Hédio tem cinco filhas e 16 netos.

As festas são organizadas pela própria Nádia, que escolhe o tema, baseado nas coisas favoritas do pai, cuida da decoração e das fantasias. “Já fizemos festa com tema árabe, mexicano, sítio e até Chaves”, relata. Ela conta que ele também adora natureza, pescar e do sítio dele.

Mesmo com 90 anos de vida, Hédio se mantém animado nas comemorações especiais e sempre entra no clima. “A gente vive inventando moda. Nas festas, ele veste a roupa e interpreta o personagem”. Nádia também conta que o pai sempre dança com os netos quando eles vão visitá-lo.

A história ficou conhecida após o tweet da neta Amanda, que chegou a mais de 200 mil curtidas. Porém, vô Hédio ainda não acredita na fama. “Ele não entende como a história chegou nessa proporção”, conta Nádia. Hédio diz que gosta muito das festas: “Que sirva para mostrar que ‘velho’ também vive. Só se amontoar nos cantos, esperando a morte não é vida”, afirma o vovô

Ficou curioso sobre o tema da próxima festa? A Nádia, organizadora oficial dos mêsversários, diz que já decidiu, mas ainda é segredo. “Já decidi do próximo mêsversário e do aniversário dele, no dia 14 de julho”, revela.

Para acompanhar as atualizações e festanças do Vô Hédio, siga o Instagram da neta Ana: @aninhack. Ela é fotógrafa e também publica os seus trabalhos na conta da rede social.