A importância de os idosos estarem conectados na internet

por | 6 de junho de 2022 | Modernização social

Já falamos sobre a importância da inclusão social e até mostramos exemplos de idosos que produzem conteúdo para a terceira idade. Porém, você sabe por que é importante que eles estejam presentes nas redes? Além da representatividade, a saúde mental e manter a mente ativa são alguns dos principais motivos.

Há alguns anos, era muito comum de ser notado que tricotar, jogar cartas, e bordar eram hobbies característicos dos idosos. Mas com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais claro que era indispensável o uso da tecnologia no dia a dia da terceira idade. Essa necessidade foi diminuindo cada vez mais tempo para praticar esses hobbies “mais antigos”, para focar nas tecnologias de hoje em dia.

Atualmente, é inconcebível não estar conectado à internet. Mesmo que o acesso dos idosos, em comparação com outras faixas etárias seja bem menor, a tecnologia ganhou tanta importância que até para os mais velhos se tornou essencial ficar conectado constantemente.

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revela que houve crescimento no número de usuários de internet acima dos 60 anos. O aumento foi de 68% em 2018, para 97% em 2021. A maioria desses idosos entrevistados usam a internet para ver notícias ou manter contato com a família.

Em alguns estados brasileiros, a inclusão digital tem grande incentivo. No Amazonas, por exemplo acabou de ser aprovada a Lei nº5.846, que tem entre seus objetivos incentivar a sociedade civil para que estabeleça “programas voluntários com o intuito específico de fortalecer a conexão das pessoas de diferentes gerações, gêneros e culturas, envolvendo-as na inclusão digital”.

Há vários benefícios que podemos citar quando falamos de estar conectado à internet: a rápida e quase instantânea interatividade entre pessoas; atualizações de notícias do dia; tirar dúvidas para estudos, etc. As funções da internet são tantas que auxiliam não só a melhor idade, mas também as demais faixas etárias.

Mas falando especificamente da melhor idade, estar conectado na internet traz um grande benefício que é o de facilitar a comunicação. A comunicação mudou muito com a tecnologia conforme o tempo foi se passando. De carta para telefone, telefone para celular e celular para smartphone. Hoje é possível fazer ligações de áudio e de vídeo, além de enviar fotos, vídeos, áudios, de maneira instantânea para outras pessoas.

Para o idoso, essa interação rápida é de extrema importância, pois preenche o espaço vazio que a distância gera entre as pessoas, e previne doenças como a depressão. Manter a mente ativa também é importante para a terceira idade, e também pode ser feita através da internet. Pela internet e tecnologia em geral, ser uma novidade para muitos idosos, procurar aprender e entender sobre ela é uma maneira de se manter a mente ativa e saudável.

E falando em conhecimento, um outro benefício que a internet traz para os idosos é a facilidade de conhecer coisas novas (o que também não deixa de ser uma maneira de manter a mente ativa). Há vários cursos sendo feitos de maneira online, sem que você precise sair do conforto da sua casa para ir estudar. Além de que é uma ótima dica para o idoso que quer entrar para o mercado de trabalho.