Tecnologia e Segurança

por | 28 de julho de 2021 | Modernização social

Muitos links compartilhados nas redes são enganosos, mas como saber quando um link é seguro? O que posso clicar e como não cair em sites fraudulentos?

Hoje recebemos informações com links por canais digitais variados: e-mail, WhatsApp, redes sociais, mas como saber se o link é confiável? Primeiro passo é não sair clicando em qualquer link que recebe. Se estiver navegando em portais oficiais confiáveis de informação, o risco é menor. Você consegue fazer uma verificação no link sem clicar nele. Existem sites que verificam a segurança do link. Você pode copiar o link e consultar em algum destes portais: Google Transparency Report, Norton Safe Web e Vírus total, entre outros.

NOTÍCIAS FALSAS

Com muitas notícias sendo enviadas em aplicativos de mensagens, as vezes nós mesmo acabamos enviando Fake news, as notícias falsas. Mas você pode ajudar e combater esse tipo de crime!

Antes de repassar uma informação como verdade, você pode consultar portais de checagem que são especializados em verificar informações, alguns deles são: Aos fatos; Projeto Comprova, Boatos.org, entre outros.

MENSAGENS E LIGAÇÕES

Como saber se a mensagem de SMS que você recebeu é realmente do seu banco? Será que o boleto enviado por e-mail deve ser pago? Ligações duvidosas, como reagir?

Primeiro ponto de atenção é quando receber mensagens de SMS ou ligação pedindo para informar dados pessoais, bancários ou senhas. Desconfie! Seu banco já possui seus dados e somente envia SMS quando há uma demanda ou uma interação sua do cliente por algum canal. Se receber ligações suspeitas de pedido de ajuda de algum familiar em situação de perigo, antes de qualquer reação, primeiro pense onde esse seu familiar se encontra e veja se consegue contato com ele por algum outro número telefônico. Lembre-se, os fraudadores se aproveitam do momento de pânico, por isso mantenha a calma e busque ajuda.