Quem Somos

Portal CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa dos Amigos do HC

Bem-vindos

Olá, seja bem-vindo ao Portal CEDIVIDA! Este é um espaço virtual especializado em informações para a pessoa idosa que reuni conhecimento, defesa de direitos, prevenção e promoção da saúde e cidadania. Aqui você encontra conteúdo sobre longevidade; saúde e bem-estar; empregabilidade; empreendorismo; intergeracionalidade e inclusão digital, com destaque para o Canal de Defesa de Direitos (CADEDI), que conecta as demandas da rede de proteção aos órgãos reguladores da política de atenção à pessoa idosa.

Somos uma plataforma colaborativa. O conteúdo é produzido com o apoio de voluntários e parceiros. Contribua como produtor de conteúdo voluntário, fale com a gente via e-mail: [email protected]

Como contribuir com o Programa CEDIVIDA

Quem Somos

Somos o CEDIVIDA, o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa. Criado pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, conhecida como os Amigos do HC. Um programa de atenção continuada que visa ressignificar o envelhecimento, promovendo protagonismo, longevidade, saúde e bem-estar, defesa de direitos, valorização do trabalho sênior, visibilidade e intergeracionalidade. Para atingir nosso propósito, contamos com esta plataforma digital e nosso espaço físico com estrutura completa para atividades híbridas e presenciais.

O CEDIVIDA

O CEDIVIDA surgiu da percepção de que o futuro é a longevidade. Os Amigos do HC sempre estiveram em Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa para construção de políticas públicas para essa população. Durante a pandemia, ampliaram sua atuação junto ao público idoso fazendo a distribuição de kits de imunização, contendo máscara e álcool em gel, para pessoas idosas e profissionais atuantes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) em Curitiba e região. Com isso, houve a maior aproximação e percebida dificuldades no acesso às informações como normas regulamentadoras, leis, decretos e técnicas a serem seguidas pelos serviços. Foi constada também a necessidade de integrar a pessoa idosa ao universo. Nesse período, a interação social ficou ainda mais comprometida, deixando introspectivo e suscetível ao adoecimento da saúde mental, o que pode desenvolver quadros como depressão, ansiedade e transtornos mentais. Pensando na promoção da saúde e defesa dos direitos dos 60 mais, previstos no Estatuto do Idoso, foi desenvolvido o Programa de Atenção à Pessoa Idosa, batizado de CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, como um presente dos Amigos do HC à sociedade em comemoração aos 35 anos de história.