CEDIVIDA recebe palestra sobre envelhecimento saudável

por | 18 de agosto de 2023 | Interação, Notícias

Na última quinta-feira (17), o CEDIVIDA recebeu a palestra Envelhecer com Saúde, realizada pela médica especializada em geriatria e gerontologia, Adriane Miró. Os participantes receberam dicas e orientações sobre como ter um envelhecimento saudável. 

A palestrante é médica especializada em geriatria e gerontologia e assessora técnica da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Ela falou sobre alguns temas como saúde, hábitos, cuidados e sobre os direitos da pessoa idosa. 

“Quando falamos de envelhecimento saudável, estamos falando sobre um envelhecimento com autonomia e independência. Isso quer dizer que o idoso deve ser capaz de tomar decisões e executar o que precisa ser feito para que essas decisões sejam efetivadas”, diz Adriane.  

A palestrante explica que envelhecimento saudável, não está necessariamente ligado à saúde física e às doenças. “Mesmo o idoso tendo doenças controladas, sendo autônomo e independente, consideramos o envelhecimento como saudável”, afirma “Falamos sobre aspectos que contribuem para as pessoas envelhecerem tendo qualidade de vida”, completa. 

Adriane diz ainda sobre esses aspectos serem iniciados antes da terceira idade. “Quanto mais cedo iniciar a atividade física, dieta balanceada, trabalho cognitivo e interação social, contribui para termos o envelhecimento como um processo mais saudável”, explica.  

Márcia Barreto, 67 anos, e conta que a palestra de Adriane contribuiu muito para relembrar os cuidados necessários à saúde. “Às vezes esquecemos de prestar mais atenção na alimentação e de fazer exercício físico. Isso é fundamental”, destaca Márcia.  

O CEDIVIDA oferta palestras para o público idoso gratuitamente. Para se inscrever e saber a programação completa, clique aqui.