A história por trás da plaquinha

por | 21 de março de 2022 | Notícias

O forte sotaque revela a origem estrangeira do iraquiano, de 88 anos. Senhor Henrique é apenas apelido, seu nome verdadeiro é Hikmat Daoud Hanna. Ele é natural da cidade de Bagdá. Estudou Filosofia em Roma, se graduou como bacharel e continuou por lá após a formatura. À época, ele já falava vários idiomas -hoje são nove- e decidiu abrir uma agência de viagem e turismo em razão disso.

Após 22 anos morando em Roma, Henrique conheceu uma moça paulista que fazia passeios turísticos. “A gente se simpatizou e ela fez a minha cabeça para eu me mudar de Roma para São Paulo”, brinca. Já no Brasil, os dois foram casados por 17 anos, até que a primeira mulher da sua vida  acabou falecendo.

Algum tempo depois, outro amor apareceu no seu caminho. Henrique conheceu a sua segunda esposa, dessa vez, uma curitibana. Nessa época, ele dava aulas de árabe para o filho de um casal de amigos, mas as coisas começam a tomar outro rumo quando eles o convidam para continuar as aulas de árabe em Salvador, cidade para a qual a família estava se mudando.

Henrique e a esposa vão para a cidade do Nordeste brasileiro, mas isso custou o casamento dos dois. Após apenas 15 dias, infeliz com o clima quente e o alto custo de vida, a curitibana resolveu voltar para a cidade natal. “Ela voltou para Curitiba e eu fiquei em Salvador”, conta.

Homem de muitos amores, Henrique logo apaixonou-se novamente e viveu seu terceiro casamento com uma baiana durante 11 anos, mas ela também acabou falecendo, deixando Henrique viúvo, mais uma vez.

Entre encontros e reencontros, ele voltou a conversar pelo Facebook com a sua segunda esposa, que o fez  voltar para Curitiba, onde está morando há um ano. O relacionamento, porém, não foi reatado e eles continuam apenas como amigos.

Ao ser questionado sobre as aulas de inglês, Henrique revela que vê isso como uma missão. “Cada um tem um talento e é preciso repassá-los. Então eu pensei: Deus me deu a oportunidade de aprender o inglês. O que vou fazer com isso?”. Ele resolve, então, compartilhar o conhecimento para aqueles que precisam e que não podem pagar pelas aulas. Henrique fala nove idiomas, dentre eles o português, inglês, árabe e italiano.

Atualmente, Henrique tem seis alunos, mas todo final de semana ele está lá no Largo da Ordem, no centro de Curitiba, segurando a famosa plaquinha, que anuncia “Reforço de inglês. Aulas gratuitas”. E são sem custo mesmo. Ele não cobra nem pelas aulas, nem o deslocamento até a casa do aluno.

Na cidade atual em que mora, Henrique presta trabalho voluntário no Café Solidário do Perpétuo Socorro, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.