CEDIVIDA é reeleito no Conselho Municipal da Pessoa Idosa

por | 1 de dezembro de 2023 | Notícias

O CEDIVIDA é membro do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI) desde 2021, quando foi eleito para atuação em 2022/2023, e neste ano, o Programa foi reeleito com a maioria dos votos para o biênio 2024/2025. Junto a outras instituições, as entidades eleitas representam a sociedade civil perante temas relacionados à pessoa idosa em Curitiba. 

Segundo a analista de projetos do CEDIVIDA, Monique de Lazari, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa atua representando as pessoas idosas, procurando facilitar a comunicação entre a comunidade e os poderes públicos, atuando sempre de acordo com as leis aprovadas e regulamentadas. “Cabe ao CMDPI promover de forma ampla e transparente o debate sobre as necessidades do público idoso e encaminhar propostas para os poderes municipais executarem essas ações”. 

Nas eleições, votam toda a composição do Conselho, sendo composta por 20 conselheiros, sendo 10 representantes do poder público municipal e 10 da sociedade civil. Cada conselheiro titular tem um suplente.  

O CEDIVIDA recebeu 13 votos, ficando em primeiro lugar dentre os eleitos. “Isso mostra que o nosso serviço está conectado com os trabalhos do Conselho e alinhado com a rede socioassistencial e intersetorial”, afirma a analista. O CEDIVIDA tem o propósito de promover a saúde e defesa dos direitos. “Estarmos atuando como conselheiros no CMDPI, pela segunda vez consecutiva, mostra a importância do nosso trabalho e que de fato estamos agindo em conformidade com nossos propósitos”, complementa. No conselho, o Programa é representado pela Monique de Lazari e a gerente de Projetos, Sheila Meneguette como suplente. 

Desde o seu lançamento, o CEDIVIDA tem atuado como um programa de atenção continuada que visa ressignificar o envelhecimento. “Dessa forma, promovemos a autonomia e protagonismo social, os cuidados em saúde, a garantia e defesa de direitos, e a interação e vinculação social”, explica Monique. 

É possível conferir o edital completo com as demais entidades eleitas no site da FAS Curitiba.