Designers levam conhecimento tecnológico aos participantes do CEDIVIDA

por | 8 de novembro de 2023 | Notícias

A inclusão digital é uma das pautas definidas na Década do Envelhecimento Saudável, declarada pela ONU. Por isso, o CEDIVIDA promove oficinas, palestras e workshops voltados ao tema. Na última quarta (08), os designers Mauro Castro e o Rodrigo Tonan estiveram na sede do Programa, ensinando os participantes e ampliando as possibilidades tecnológicas com ferramentas do dia a dia. 

Segundo o levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o número de pessoas com mais de 60 anos que utiliza a internet no Brasil cresceu de 44,8% para 57,5% de 2019 a 2021.  

Porém, estes dados registram apenas a presença desse público no meio digital. Há ainda a necessidade de compartilhar mais conhecimentos de ferramentas que facilitem o dia a dia dos 60+. Nesse sentido, o designer Mauro Castro levou o workshop “Possibilidades Tecnológicas” para o CEDIVIDA, ensinando os participantes sobre o uso do QR Code e agendas virtuais. “A proposta de hoje foi desmistificar que as tecnologias são difíceis e inacessíveis”, conta. 

Existem diversas ferramentas que estão disponíveis de forma gratuita e que podem ser aplicadas para facilitar a rotina. “No workshop de hoje, uma das atividades foi mostrar como utilizar o QR Code no WhatsApp. Acredito que esse tipo de informação pode agregar e facilitar a rotina deles”.  

O designer Rodrigo Tonan também participou da palestra, auxiliando no workshop. Para ele, a experiência foi gratificante. “Me sinto emocionado em fazer parte. Para mim, foi um grande marco na minha carreira ter vindo falar com o pessoal do CEDIVIDA”.  

A Araci Kruger, 70 anos, conta que resolveu participar do workshop porque sempre teve muitas dúvidas em relação à tecnologia. “Ali eu pude perguntar e esclarecer muitas coisas”. E ela promete continuar praticando em casa. “Com a ajuda do meu neto, claro”, diz, bem-humorada. 

Outra forma de aprender sobre a tecnologia no CEDIVIDA é participando da oficina DigiSênior. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário no site. Além disso, são ofertadas diversas palestras sobre diferentes temas. Todas as atividades são gratuitas e qualquer pessoa com mais de 50 anos pode se inscrever.