Dicas de uma especialista em entrevistas de trabalho

por | 23 de julho de 2021 | Carreira Sênior

Esta etapa do processo seletivo é onde cada profissional pode falar das suas realizações, expectativas e conquistas.

Mas, o que deve ser priorizado, qual a melhor postura?  Entenda a entrevista, também sob a ótica do entrevistador!

As primeiras impressões causadas por você junto a empresa e ao entrevistador são as vitais e marcantes. Lembre-se que você está sendo observado desde a entrada até a saída e todas as interfaces que realize, isto é, telefonemas, como se posiciona numa revista que eventualmente tenha lido e deixando-a em ordem.

Prepare-se

●       Conheça a empresa antes da entrevista. Conheça dados significativos, como crescimento, missão, visão, valores e principais concorrentes.

●       Tome todos os cuidados possíveis com sua aparência pessoal, linguagem corporal e atitudes. Use roupas discretas e aposte no tradicional.

●       Caso você tenha tatuagens, piercing e outros adereços fora do convencional, analise se este é o estilo da organização, se possível conheça o Dress Code institucional (palavra em inglês que significa o código de vestimenta, isto é, o conjunto de regras, muitas vezes escritas, com relação a roupas. Isto é criado a partir de percepções e normas sociais e variam de acordo com o propósito, as circunstâncias e as ocasiões).

●       Lembre-se que existe um ditado que diz: O hábito não faz o monge, mas o distingue dos demais. Dentro do contexto da afirmação acima, procure organizações que tenham sintonia com seus valores e princípios, mas também alinhados com sua forma de vestir e apresentar-se.

●       Chegue com antecedência para familiarizar-se com o ambiente, observar o clima e a cultura da empresa. Aproveite também para respirar e relaxar.

●       Evite fumar, roer unhas, pedir água ou café.

●       Tenha tempo disponível e prepare-se para esperar.

 

Atitude recomendada durante a entrevista

●       Preste atenção em seu aperto de mão, embora agora em época de pandemia isto esteja excluído, o seu olhar e energia devem ser marcantes.

●       Chame o entrevistador pelo nome.

●       Transmita segurança e autoconfiança, porém lembre-se que a condução do processo é do entrevistador.

●       Preste atenção nas perguntas e responda de forma objetiva, porém não deixe de agregar informações verdadeiras e consistentes das suas realizações.

●       Não fale mal de empregos anteriores, nem revele assuntos confidenciais.

●       Não toque nos objetos que estão no seu entorno e principalmente não espalhe suas coisas sobre a mesa do entrevistador.

●       Seja verdadeiro, pois de nada adianta esconder fatos que podem vir à tona mais tarde, valores que são fundamentais para você devem ser expostos e até mesmo a forma que você se veste deve ser alinhada. Imagine você com tatuagens no braço e no verão não poder usar camisas de manga curta, pois não poderá deixá-las expostas.

●       Lembre-se de ser um observador de você mesmo e do entrevistador. Pratique a habilidade de empatia principalmente junto ao entrevistador e nunca o atropele.

●       Tenha clareza da faixa salarial oferecida no mercado e nunca feche uma porta. Mesmo que o valor ofertado seja menor, avalie se é possível compor uma remuneração variável, ou programar reajustes após seis ou doze meses de trabalho e alinhados à sua entrega.

●       Avalie os programas de treinamento e desenvolvimento da organização e o plano de carreira. Veja que, por vezes, dar um passo para trás em termos de cargo e salário pode significar no médio prazo um avanço para a sua vida e carreira.

●       Pergunte o prazo de resposta e com quem será preciso falar. Evite ligar para a empresa.

●       Tenha sempre em mãos uma cópia extra do seu currículo.

 

Terminada a entrevista, é momento de fazer sua autoavaliação

Faça um exercício de como você se saiu. Se você fizer esta análise, tenha a certeza de que em outra entrevista, seu desempenho será melhor. Pergunte e responda para você mesmo:

 

Esqueci-me de mencionar alguma coisa sobre meus conhecimentos que poderia ter me ajudado?

●       Eu falei muito ou pouco?

●       Fiquei muito ansioso em que situações? Procure entender o motivo!

●       Respondi assertivamente todas as indagações?

●       Fui coerente na organização das minhas ideias?

●       Fui claro em relação às minhas realizações, apresentei dados na medida correta?

●       Atrapalhei-me em algum questionamento, como devo alinhar minhas colocações?

●       Falei de mais? Acabei invertendo os papéis?

●       Em algum momento deixei uma impressão negativa ou incoerente?

●       A imagem que transmiti foi alinhada com o que realmente sou e desejo?

●       E se fosse você o entrevistador? Você optaria em fazer a sua contratação?

 

Neste momento, as entrevistas são em sua maioria virtuais, mas em linhas gerais, o fundamental está exposto! No próximo conteúdo trarei orientações relacionadas as entrevistas no ambiente virtual.