Vantagens de incluir os 60+ no mercado de trabalho

por | 26 de maio de 2022 | Carreira Sênior

Nos últimos anos, empresas contratarem idosos para desempenhar atividades tem sido uma prática comum. No Brasil, cada ano o número de pessoas idosas no mercado de trabalho tem aumentado. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), desenvolvida pelo IBGE, em 2012 o número de idosos ativos era de 5,9%. Em 2018, já subiu para 7,2%, representando cerca de 7,5 milhões atuando como força de trabalho. Em 2019, esse número, passou os 29 milhões. O IBGE prevê 73 milhões de pessoas idosas ativas no mercado de trabalho em 2060. Por outro lado, o estudo mostra que o desemprego nessa faixa etária está aumentando. Em 2018, o número foi de 40,3% em comparado com os 18,5% de 2013. Houve um crescimento de desemprego exponencial em cinco anos.

A headhunter de recrutamento e seleção digital Leandra Cortelleti afirma que o perfil do público 60+ que procura emprego, são pessoas que tem uma vida estável, ele tem muita energia e vontade de promover novas realizações. É um profissional que está em busca de desafios. “Escutamos muito em entrevistas que eles estão no melhor momento da vida, sem preocupações, com uma vida estável, os filhos cresceram e tem muita energia para realizar entregas”, relata

Muitos idosos querem voltar a trabalhar porque desejam ir atrás de uma nova experiência na vida. Outros decidem voltar a estudar já se interessando por novas oportunidades. Uma nova faculdade, um novo emprego e uma nova carreira. Porém, uma barreira é o preconceito no mercado, em um sentido de adequação às novas tecnologias. “Os profissionais que se diferenciam de outros mais jovens são aqueles que permanecem constantemente atualizados e que tem uma facilidade de se adequar e aprender a utilizar novas tecnologias”, explica Leandra.

Por outro lado, existe a estabilidade e a lealdade. A especialista expõe que o foco não está mais centrado em criar uma família ou terminar uma faculdade, como uma pessoa mais jovem. Isso significa que os principais interesses são no serviço e nas atividades dentro da empresa.

Além disso, trazem também mais disponibilidade de tempo e horário, tendo maior comprometimento com suas atividades. “Esses profissionais, maduros, não vão ficar mudando de emprego a cada mês, ou por uma diferença salarial muito pequena. Então quando ele entra em uma empresa, toma uma decisão mais assertiva, tem um perfil bastante leal com seu empregador e busca se consolidar”, destaca

Outra vantagem é que trazem uma maturidade e segurança maior para lidar com determinadas situações dentro do ambiente de trabalho. “Isso também traz uma estabilidade maior de conhecimento e diminui a rotatividade, então são grandes diferenciais. Por ter uma equipe só com profissionais jovens, as decisões são muito impulsivas, não tanto experiência de vida, muitas vezes não tem equilíbrio e maturidade para lidar com algumas situações”, acrescenta Leandra. Um profissional mais velho traz um equilíbrio para a equipe e pode ajudar a alcançar resultados com essa grande bagagem e vasta experiência.

Não são só as empresas que saem ganhando contratando idosos, os próprios também se beneficiam com uma vaga de emprego. Além de uma nova experiência profissional, eles ganham mais experiências de vida, que ajudam a manter uma rotina mais ativa, auxiliando na saúde mental, e em alguns casos, até na saúde física. Em um cenário onde o custo de vida tem aumentado, ter mais uma fonte de renda dentro de casa contribui bastante a viver bem, sem passar por dificuldades financeiras.