Oportunidades de trabalho para os talentos grisalhos

por | 23 de julho de 2021 | Iniciativas de inclusão

A turma que já começou a dizer a idade finalizando com “ENTA”

Oportunidades de trabalho para quarentões, cinquentões, sessentões, setentões, oitentões e mais, deveriam ser algo corriqueiro, no entanto, nossa sociedade e muitas vezes os próprios “entas” se rotulam como cansados, sem vontade de aprender e ultrapassados. A sociedade, como um todo, é vítima de um preconceito, que chamamos de etarismo ou idadismo.

A falta de informação produz discriminação e um prejuízo que contraria a lógica econômica, a evolução do pensamento, e até o desenvolvimento de soluções e produtos para o mercado englobando todas as faixas etárias.

Eu, Maritza, não tenho um rosto com os contornos tão perfeitamente delineados como em minha juventude, não tenho mais a cintura marcada e nem uma musculatura sarada. No entanto, me sinto uma pessoa infinitamente melhor do que eu era com os meus 20 anos.  Minha visão ampliou!

Li, mas não me recordo onde, a seguinte metáfora:

O movimento da vida pode ser comparado à mobilidade que uma escada rolante oferece, mas a nossa caminhada é no sentido contrário, isto é, subimos em uma escada que desce. “O que significa que para ficar onde estamos precisamos sempre dar um passo sempre!”

Associo a metáfora acima com o fato de me sentir melhor aos 59 anos do que aos 20. Concluo que o conhecimento acumulado e as experiências vividas serão um diferencial somente se minha opção for caminhar sempre.

No entanto, agora posso escolher com mais propriedade o caminho e percorrê-lo com mais mansidão e assertividade.

Não quero desprezar minhas experiências passadas, mas torná-las doces memórias que imprimem em meus passos a procura de novos objetivos. O passar dos anos pode trazer declínio físico, mas cresço em sabedoria.

O melhor é saber que movimentos mundiais encabeçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalham evidenciando as competências da senioridade.  Atualmente, começamos a presenciar os seus reflexos positivos, tais como: a abertura do mercado de trabalho e crescimento de oportunidades em produtos e serviços para a população prateada.

Nesse contexto, empresas vêm criando espaço para os seniores. Em uma matéria publicada em 2017 com o título “Com empresa inovadora, Mitsubishi cria empregos para aposentados e sêniores”. Vou destacar pequenos trechos da matéria os quais podem ser utilizados como um mantra para nós brasileiros, que estamos começando a voltar o nosso olhar para uma longevidade ativa, saudável e com protagonismo social.

Primeiramente sobre o autor do texto Shunichi Miyanaga.  Nada mais do que o presidente da Mitsubishi Heavy Industries, organização reconhecida entre o rol de empresas líderes em manufatura e engenharia.

Falar da Mitsubishi, por si só, já impõe respeito. Mas cabe destacar que em 2017, ano em que foi escrita a matéria, a empresa tinha cerca de 80 mil funcionários ao redor do mundo, vendas de US $40 bilhões, produtos a partir dos sistemas de energia, fábricas de produtos químicos a aeronaves, navios e máquinas industriais.

Precisa mais? Mas tem muito mais!

 

Mundialmente, o Japão é reconhecido por sua tecnologia, respeito à pessoa idosa e, somado a esta sabedoria, ainda temos o depoimento de Shunichi Miyanaga, que destacou o avanço na comunicação e na multifuncionalidade decorrente na atuação dos especialistas com mais idade.

Vamos então para o nosso Brasil!

Podemos encontrar alguns exemplos na matéria sob o título “Empresas que contratam pessoas da terceira idade: Exemplos!”, publicado por Jéssica Trabuco, em 25 de dezembro de 2018. Destaco um trecho para ampliar os mantras que sugeri acima:

“Talentos grisalhos, deixem a insegurança de lado e busquem o mercado de trabalho! O mercado é exigente e difícil para todos, suas qualificações e o fato de demonstrar sua atitude e disposição em fazer o melhor são atributos que farão as portas abrirem”.

E isto e muito mais está acontecendo. E não é a pandemia que vai parar esta revolução da longevidade, veja um anúncio recente da Ambev:

Conheça e se inspire com o que tem surgido no mercado de trabalho voltado ao público maduro.

Faço um convite, independentemente da sua idade, para você ser um ativista da causa da Longevidade Ativa e Saudável.  Juntos vamos construir esta mudança.

Encerro com palavras que nasceram da minha alma, pois é o meu mais puro sentimento, com relação ao fato da minha opção em trabalhar voltada para a longevidade.

“Isto é uma forma de HONRAR

Meus antecessores diretos e indiretos, meus pais e avós.

Eu mesma, pois estou legislando em causa própria

Minha descendência, pois é cuidar do envelhecimento daqueles que virão.

Envelhecer é para os nossos jovens que viverão mais do que nós. Envelhecer é para todos independentemente de raça, gênero e credo”.

Pense a respeito!

Acredito que minhas palavras também se aplicam para você!