A importância dos avós para os netos e vice-versa

por | 27 de julho de 2021 | Planos de Vida

O olhar sábio e amoroso dos avós para com os netos produz benefícios incomensuráveis.

Esta troca de afeto auxilia no desenvolvimento de crianças mais seguras e criativas. Além disso, se perpetua a história familiar!

As brincadeiras e concessões carinhosas feitas pelos avós acompanham os netos por toda a vida.

Para os avós, o convívio e, não a incumbência ilimitada com o cuidado dos netos, produz alegria, brincadeiras, sentimento de legado e ampliação da expectativa de vida.

Vivi e conheço situações que me trouxeram a certeza da importância dos avós para os netos e vice-versa.

Minha tia do coração falecida há alguns anos, viveu 13 anos após ser desenganada pelos médicos. Imagine qual foi o remédio que permitiu esta sobrevida de 13 anos?

Ela foi vovó, nasceu sua primeira neta, uma linda menina chamada Marina Vargas.

Esta minha tia querida ganhou vida e propósito assumindo a Marina integralmente a quem ela considerou mais uma filha.

Cerca de seis anos depois chegou uma segunda netinha. Imaginem uma vovó feliz e que prontamente optou por acompanhar muito de perto os cuidados com a nova netinha.

A sua segunda netinha ensinou para a vovó e para o restante da família, que o amor verdadeiro é desprovido de estereótipos, as exigências que fazemos, tratam-se de uma convenção social. A garotinha adorava a papada e pescoço flácido que incomodavam a sua vovó.

Conviver e presenciar estas cenas foi e é um privilégio, me ensinou sobre a vida e em especial sobre a amorosidade entre avós e netos. A partir disto, pude entender e refletir sobre os motivos, pelos quais lembro com alegria e sinto até hoje a influência das minhas avós.

Minha avó paterna deixava eu colocar seus os vestidos. Eu adorava, pois os vestidos eram largos e compridos. E com certeza não é mera coincidência, pois até hoje gosto de vestidos largos e compridos.

Minha avó materna é postiça. Ela era uma missionária americana e pertencia a Igreja Irmãos Menonitas, tocava piano e órgão na igreja, além de cantar divinamente os hinos tradicionais. Quando estou em uma igreja adivinhem quais os momentos em que me sinto mais tocada e conectada com Deus?

Quando os hinos são os tradicionais e o fundo musical é somente com piano ou órgão!

Tenho 59 anos e estas lembranças são vivas dentro de mim.

Provavelmente você que está lendo esta matéria também se conectou com as suas memórias…

Mas vamos ver o que especialistas dizem sobre o assunto:

A matéria intitulada “A importância da relação entre netos e avós” exibida pela Gazeta online em 21 de novembro de 2018, Mônica Piontkwski afirmou que o diálogo entre avós e netos transmite valores e acrescenta aos avós abertura para novas visões e conceitos, além de informações referentes ao avanço da tecnologia. O aprendizado é mútuo.

A experiência dos avós normalmente produz suporte emocional para as crianças além de estimular a proximidade entre todas as pessoas da família.

A Revista Crescer, da Globo online, em 2016, acrescentou fatos interessantes na matéria produzida por Maria Clara Vieira, sob o título “Netos e Avós: a importância dessa relação”. A reflexão apresenta algumas considerações decorrentes de uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

A partir da observação e comparação de animais vertebrados e humanos se estabeleceu uma consideração e/ou análise: Os animais morrem pouco tempo depois de finalizada sua vida reprodutiva, mas, os seres humanos conhecem e ajudam cuidar de seus netos e muitas vezes até bisnetos.

Mediante esta análise inferiu-se que a própria natureza promove este fato, também com o propósito de que estes possam estender os seus cuidados por mais tempo junto a seus filhos e netos!

Como um reforço à teoria acima, os cientistas identificaram em vários genes, mutações recentes que protegem contra doenças neurodegenerativas, típicas de idosos como o Alzheimer.

O médico Ajit Varki, que conduziu um estudo e concluiu que, momento de vida dos avós normalmente permite que estes deem mais atenção as crianças e isto é feito com muita intensidade e alegria. Obviamente avós destituídos de saúde mental e física não podem oferecer esta condição. O médico constatou e adjetivou como uma curiosa coincidência, o surgimento de variantes dos genes que protegem contra a demência. Realmente parece que é a natureza tomando providências para ampliar o convívio entre avós e netos.

A psicóloga Rita Calegari, do Hospital São Camilo (SP) destacou que os avós, na maioria das vezes, estão em uma etapa da vida, em que podem desfrutar dos netos, mais do que o fizeram com os próprios filhos. Passeios e brincadeiras é diversão e não obrigação.

Mas, e agora, em época de pandemia, como estar perto de filhos e netos?

Primeiramente jamais perder o contato! O jeito é investir em conversas virtuais e atividades conjuntas mesmo à distância. Que tal combinar um horário para brincar online?

Pense em representar nomes de filmes ou situações por intermédio de mímica, jogar damas onde só um lado mexe no tabuleiro, sessão de piadas, enfim use a criatividade junto com a garotada ou moçada! Peça sugestões e procure entender o que cada um gosta de fazer!

A relação entre avós e netos é muito preciosa para todos e não deve ser interrompida!

Conheça movimentos focados na relação avós e netos:

  • Educadora aposentada, Bia Perez é blogueira de “O terceiro ato” e “A voz das avós” e influenciadora digital da longevidade. É avó “coruja” assumida de três netos, todos morando no exterior. Participante ativa do Grupo Avós e Netos que surgiu entre os participantes do Movimento Trabalho 60+. É um dos 32 autores do livro Avós & Netos, que apresenta uma coletânea das experiências inesquecíveis e intensas entre avós e netos.
  • Cristina Fonseca é formada em Pedagogia, com mestrado em Educação e atualmente trabalha como coordenadora em uma creche municipal, na qual oferece esse apoio e suporte às mulheres mães e avós que buscam sempre o melhor para sua família e para elas. Além de ser escritora, blogueira e ativa na proposta de ajudar mulheres maduras a serem mais livres e felizes.