Inglês depois dos 60: uma história real

por | 23 de maio de 2022 | Planos de Vida

Você que tem mais de 60 anos, já pensou em aprender um novo idioma ou fazer algum curso? Com certeza é um desafio, independente da idade, mas não impossível. Depois de se aposentar, é preciso manter a mente ativa e estabelecer novas conexões no cérebro é essencial para uma vida de qualidade.

Há mais ou menos quatro anos, Sônia Maria Farias, de 72 anos, via a filha se mudar para os Estados Unidos. O plano era trabalhar como au pair por um ano e voltar, porém, esse retorno nunca aconteceu. Com isso, Sônia conta que começou a se sentir sozinha e a filha dela sugeriu que ela voltasse a aprender inglês.

Há 40 anos, Sônia já estudava o idioma, mas havia parado. Desde então, ela assistia filmes legendados para não esquecer o conteúdo. Depois da sugestão da filha, as coisas aconteceram por si só. “Eu estava andando e passei em frente de uma escola de inglês especializada para a terceira idade e resolvi me matricular”, conta.

As aulas devolveram a alegria e entusiasmo para a vida de Sônia. Na escola de inglês, ela tem contato com muitas pessoas e fez amizades, inclusive foi lá que conheceu a melhor amiga, Andréia. “O filho dela mora no Canadá e minha filha nos Estados Unidos, então a gente conversa muito sobre isso”, conta. Com os colegas, também da terceira idade, as conversas giram em torno de viagens e troca de experiências. “Eu me sentia muito sozinha antes e a escola deu uma oportunidade de estar em contato com pessoas, mesmo no online”, relata.

Atualmente, ela cursa o nível avançado e faz oficinas de conversação. Desde o início da pandemia, as aulas migraram para a modalidade online e ainda não retornaram para o presencial, como costumavam ser.

Cátia, a filha de Sônia mora na cidade de Fênix, no Arizona. O marido dela é estadunidense e não fala português, então quando viaja, ela tem a oportunidade de praticar o idioma. Além disso, ela relata que consegue conversar sem problemas com toda a família dele. “Depois que voltei a estudar, me sinto segura para viajar sozinha para fora do Brasil”.

Antes, para não esquecer o idioma, ela praticava assistindo filmes legendados e ia associando com o português. Agora, ela conta que lê livros totalmente em inglês e que ficou mais agradável de assistir os filmes, ver vídeos e ler as revistas. “Ainda quero aprender espanhol e italiano, é muito bom aprender coisas novas”, comenta, entusiasmada.

Aos que estão pensando em começar algo novo, Sônia dá um conselho: “procure um lugar para começar a aprender, é muito gratificante. Você se sente mais ativo e conectado com o mundo. Não dá para ficar, parado, tem que manter o cérebro funcionando”, afirma.

Aprender um novo idioma é apenas uma das várias possibilidades de cursos que existem. Resgate algo que você gostava de fazer ou tente se aventurar em algo totalmente novo.