Oficinas do CEDIVIDA atendem pessoas idosas com objetivo de desenvolvê-las para a vivência na sociedade

por | 8 de dezembro de 2022 | Planos de Vida, Trabalho Multiprofissional

O CEDIVIDA foi criado em 2021 com o intuito de ressignificar o processo de envelhecimento ajudando a pessoa idosa a ser protagonista da sua vida, cuidar da saúde e bem-estar, conhecer seus direitos, além de valorizar o trabalho sênior e promover a intergeracionalidade. O programa atua em três frentes: plataforma digital, empregabilidade e serviço de convivência, no qual são realizadas as oficinas voltadas aos 60 mais.

As oficinas promovem saúde, bem-estar, interação com as tecnologias e convivência em atividades diversas como artísticas e culturais, físicas, palestras, passeios, entre outras. Monique de Lazari Betenheuser, coordenadora das oficinas, diz que a função do CEDIVIDA é de promover uma qualidade de vida melhor. “O Centro de Convivência CEDIVIDA tem como objetivo principal proporcionar atividades que contribuam para que as pessoas idosas envelheçam com saúde física e mental, num ambiente confortável e que possibilite a interação social. O intuito é promover a qualidade de vida  e defender os  direitos”.

As oficinas são dinâmicas e trabalham sempre a favor do público idoso, procurando desenvolver um envelhecimento saudável e ativo na sociedade. “A pessoa idosa encontra no CEDIVIDA um lugar de acolhimento e socialização intergeracional, um ambiente seguro para troca de saberes e criação de vínculos”, acrescenta Monique.

Monique ainda explica quais são as atividades envolvidas nas oficinas: “As atividades envolvem música, uso de tecnologia, atividades físicas, atividades de estimulação mental e psicológica, socialização, interação e relações sociais, cultura e conhecimentos, autocuidado e protagonismo social e temas da atualidade. Além das atividades e encontros, também realizamos passeios externos”.  

Conheça as oficinas 

EnvelheSer com rodas de conversas e atividades artísticas, culturais, de lazer e interação social; 

Arte & Cia com atividades manuais, lúdicas e artísticas; 

Conviver com atividades expressivas e corporais; 

Musicalizar com atividades musicais e musicoterapêuticas; 

Troca de Saberes com palestras, reuniões de grupo e atividades externas culturais e de lazer; 

Digisênior com atividades envolvendo o uso da tecnologia.  

As oficinas são realizadas todas as terças, quintas e sextas, das 14h às 17h, na sede dos Amigos do HC enquanto a sede própria do CEDIVIDA – Centro de Direito à Vida da Pessoa Idosa está em construção. Para participar é só entrar no portal do CEDIVIDA e fazer a inscrição.