Conheça o que é o CEDIVIDA e a importância do Programa para a sociedade

por | 22 de novembro de 2022 | Carreira Sênior, Destaque

Em 2021, os Amigos do HC lançaram o Programa CEDIVIDA, voltado para a pessoa idosa e todas as questões que envolvam esse público, visando promover melhor qualidade de vida, acesso aos direitos e igualdade. Em maio deste ano, foram iniciadas as oficinas presenciais, ainda na sede da Associação, enquanto a sede do Programa está em construção.  

Segundo a projeção do IBGE, em 2050 a maior parte da população pertencerá a faixa dos 50+. Além disso, em 2021, a ONU declarou esta como a Década do Envelhecimento Saudável, o que mostra a importância de olhar para essa parte da população e trabalhar para que a pessoa idosa esteja cada vez mais inclusa na sociedade como alguém que colabora e participa ativamente de atividades.  

Em maio deste ano, foram iniciadas as oficinas presenciais na sede dos Amigos do HC. Todas as tardes das terças, quintas e sextas são trabalhados os temas:  

EnvelheSer com rodas de conversa e atividades artísticas, culturais, de lazer e interação social; 

Arte&Cia com atividades manuais, lúdicas e artísticas;  

Conviver com atividades expressivas e corporais em parceria com o curso de dedicou sua vida à promoção da cultura paranaense, deixando seu legado na arte, sobretudo no teatro. Terapia Ocupacional da UFPR;  

Musicalizar com atividades musicais e musicoterapêuticas;  

Troca de Saberes com palestras, reuniões de grupo e atividades externas culturais e de lazer; Digisênior com atividades envolvendo o uso da tecnologia. 

Em novembro de 2022, foi realizada a primeira ação de empregabilidade denominada “Recoloca 60+”, onde foram feitas parceria com 11 empresas que ofereceram mais de 800 vagas de emprego voltadas para pessoas com mais de 50 anos. A ação teve grande repercussão nos telejornais e redes sociais, considerando ser a primeira já organizada. Só nesse dia, 270 pessoas foram pré-selecionadas para as vagas. Além dos mais de 50 currículos elaborados e impressos e de mais de 60 atendimentos de orientação em Direitos Trabalhista e Previdenciário, além de Direitos da Pessoa Idosa. 

Com a conclusão da obra da sede do CEDIVIDA, mais atividades serão ofertadas, dentre elas: palestras, aulas de informática, socialização e muitas outras. Tudo em um espaço adequado, seguro e equipado para melhor recepcioná-los. Toda a verba está sendo arrecadada por meio da Megamania, eventos, bazares organizados pelos Amigos do HC. 

Para participar das oficinas, basta ter mais de 60 anos e se inscrever no site. https://campanha.cedivida.org.br/oficinas60mais. Todas as atividades são gratuitas. Além disso, existem várias formas de contribuir com o Programa CEDIVIDA. É possível doar valores pelo site, participar de eventos e demais ações dos Amigos do HC.