O Junho Violeta é a campanha de promoção da saúde que tem como objetivo conscientizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa. A data foi criada em 2006 pela ONU pela necessidade em freiar e diminuir os casos de violência notificados.
Esta década (2020-2030) foi declarada como a Década do Envelhecimento Saudável, priorizando a ressignificação do processo de envelhecer. É preciso mudar a visão da população sobre o envelhecer e mostrar que os 60+ podem ser independentes e autônomos.
A importância da data se dá pelos dados notificados pelos órgãos responsáveis. A violência se apresenta de várias formas: física, psicológica, sexual, financeira, abandono, negligência e autonegligência. Em 2021, foram denunciados 33,6 mil casos nos dois primeiros meses do ano, por meio do Disque 100.
O que diz a Lei:
I – garantir dignidade e respeito à pessoa idosa;
II – promover ações que tragam qualidade de vida à pessoa idosa;
III – reprimir e combater a violência contra a pessoa idosa;
IV – defender os direitos da pessoa idosa, observados os preceitos contidos na Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003;
V – desenvolver ações de mobilização, sensibilização, instrução, prevenção e conscientização da população contra todos os tipos de violência a pessoas idosas;
VI – contribuir para melhoria dos indicadores relativos à violência contra a pessoa idosa;
O CEDIVIDA foi criado com o objetivo de promover o envelhecimento saudável, oferecendo atividades e oportunidades aos 60+. O serviço é gratuito e é mantido pelos Amigos do HC que, por meio de doações, mantém a estrutura e demais atividades e ações ofertadas.
Com o objetivo de conscientizar a população, produzimos um e-book com informações sobre os direitos da pessoa idosa. O material é gratuito e pode ser baixado pelo link https://campanha.amigosdohc.org.br/junhovioleta.