Dar boas risadas causa a sensação de bem-estar ao liberar endorfina e serotonina ao cérebro. Para levar esses benefícios aos 60 mais, o CEDIVIDA promove a Yoga do Riso. A palestra será realizada no dia 11 de setembro, às 10h, no auditório do CEDIVIDA, e está com as inscrições abertas aqui no portal.
A Yoga do Riso é uma técnica criada na Índia em 1995, que consiste em seus participantes darem risadas, mesmo sem sentirem vontade. O ato de movimentar os músculos faciais cria na mente um sentido de positividade. Hoje, é praticada em mais 120 países com mais de 6 mil grupos espalhados ao redor do planeta.
Paulo Barddal foi intitulado de “embaixador do riso”, no Brasil e será o palestrante da atividade. Ele conta que a Yoga do Riso é um exercício simples, no qual utiliza o riso como um exercício físico através de movimentos corporais e contato visual. “Simulamos a gargalhada, até ela se transformar real e chamamos de Yoga do Riso, pois mistura com a respiração da Yoga, aumentando o oxigênio do nosso cérebro e corpo.
Segundo ele, os principais benefícios adquiridos pela prática da atividade são a elevação do humor, diminuição dos níveis de stress e aumento da imunidade. “Sentimos a sensação de bem-estar ao longo do dia, além de fortalecer o nosso organismo para combater doenças”, explica.
Paulo conta que a Yoga do Riso começou com exercícios baseados em piadas. Com o passar do tempo, foram abrangendo os exercícios até chegarem aos hábitos diários, como escovar os dentes dando risada, por exemplo. “Hoje, a nossa base é rir, cantar, brincar e dançar”, acrescenta.
Para os 60+, Paulo diz que quando pessoa idosa conhece a atividade, se encanta, pois, sente rapidamente os benefícios causados por ela. “Já vi casos de pessoas idosas me falaram de melhoras na qualidade do sono e diminuição de estresse”, conta.
Para participar da palestra Yoga do Riso, faça sua inscrição no link a seguir: https://cedivida.org.br/palestras/