Por Carlos Air
Um dos grandes desafios que enfrentamos em um mundo tão veloz e competitivo é nos mantermos em uma rotina saudável, capaz de assegurar o equilíbrio quanto a tudo que é necessário despendermos atenção e tempo.
Os hábitos são poderosos, mas não é fácil criar bons hábitos. Criar uma programação para suas tarefas e atividades diárias que você seja capaz de cumprir ajudará você a formar bons hábitos e quebrar os maus para uma vida mais produtiva, feliz e prospera.
Primeiro; escreva tudo o que você precisa fazer diariamente, tanto em sua vida doméstica quanto no trabalho. Não se preocupe em como você organizará essa lista; isso é para aliviar sua mente, não uma lista de tarefas pendentes. Reserve 30 minutos com um caderno ou em seu bloco de notas no celular para anotar tudo o que você faz todos os dias, bem como tudo o que deve ser feito. Se achar que é muito difícil lembrar de todas as tarefas de uma só vez, faça anotações ao longo do dia. No início, nenhuma tarefa é pequena demais.
Há pessoas que fazem as coisas com mais eficiência pela manhã, enquanto outras tendem a obter sua explosão criativa de energia à noite. Pense em quando você trabalha melhor e agrupe suas tarefas na hora do dia que faz mais sentido para você as completar. Reserve as manhãs para as tarefas que exigem raciocínio e solução de problemas mais críticos. Sempre comece pelas mais difíceis.
Ao meio dia é uma hora complicada porque seus níveis de energia – e talvez a cafeína do café da manhã – provavelmente se dissiparam. No entanto, isso significa que você pode estar preparado para fazer as coisas rotineiras e chatas que não exigem muito cérebro. Já as noites funcionam melhor quando são reservadas para planejamento e preparação para o dia seguinte. Arrume suas roupas, prepare o almoço e organize os cômodos onde os itens tendem a se acumular, como a cozinha. Se você seguir a rotina de organização semanal, poderá reservar um cômodo da casa por dia durante 15 a 20 minutos.
O objetivo é aproveitar seus tempos mais produtivos para as tarefas mais desafiadoras e os menos produtivos para as tarefas mais rotineiras. Faça um mês de teste com sua nova rotina. Ajuste tudo que não está funcionando caso a caso e avalie depois de 30 dias para ver como sua nova rotina está funcionando para você.
Criar uma rotina diária parece assustador no início, mas você logo colherá os frutos quando sua produtividade disparar, os colapsos matinais serão reduzidos e você descobrirá que realmente terá tempo livre ao longo do dia ou da semana. Se sua rotina diária não funcionar perfeitamente no início, basta fazer alguns ajustes até encontrar o horário ideal.