Por Carlos Air
Acompanhar seus gastos e definir um orçamento são boas maneiras de controlar seu dinheiro. Isso o auxiliará na identificação de uma variedade de áreas onde você pode estar perdendo dinheiro sem perceber.
Se você não sabe onde está financeiramente, pode ser um desafio planejar como chegar onde deseja nos próximos doze meses, daqui a cinco anos ou mais. Por isso, é importante identificar o seu ponto de partida. Além disso, criar uma lista de necessidades e desejos pode ajudá-lo a definir prioridades financeiras. Necessidades são coisas que você deve ter para sobreviver: comida, abrigo, roupas básicas, cuidados de saúde e transporte. Os desejos, por outro lado, são coisas que você gostaria de ter, mas que não são necessárias para a sobrevivência.
Saber a diferença entre os dois e estar atento à distinção ao fazer escolhas de gastos é um grande passo para alcançar o bem-estar financeiro. Você precisará classificar suas necessidades e desejos para definir claramente para onde seu dinheiro deve ir primeiro. Isto se aplica não apenas às suas despesas atuais, mas também aos seus objetivos – que podem, por sua vez, cair nas categorias de desejos e necessidades. Lembre-se que poupar para as férias cai na coluna dos desejos, enquanto guardar dinheiro para uma reforma é uma necessidade definitiva.
Calcular seu patrimônio líquido é a melhor maneira de avaliar sua saúde financeira atual e seu progresso ao longo do tempo. O patrimônio líquido é basicamente a diferença entre o que você possui e o que deve – ou seja, a diferença entre seus ativos e passivos. Ele pode fornecer um alerta de que você está fora do caminho ou uma confirmação de que está indo bem.