Por Helvio Matzner
Morar com segurança e qualidade de vida é o sonho da maioria das pessoas, principalmente da terceira idade. Porém, quando falamos de turismo, é possível economizar na hospedagem e ainda realizar um intercâmbio cultural ou mesmo uma moradia. Estamos falando do turismo colaborativo.
O turismo é a atividade econômica que trata da produção e distribuição de bens e serviços. Já o turismo colaborativo torna possível benefícios aos turistas em uma região, trazendo novas formas de ofertas esse serviço.
Já comentamos sobre vários tipos de moradias especiais que podem ser de interesse das pessoas 60+. Agora, vamos falar dessas opções de hospedagens temporárias e até mesmo permanentes.
A WWOOF tem a possibilidade de se morar em sítios e fazendas, hotéis fazendas, residências countries, entre outras, trabalhando com serviços domésticos, animais de fazenda e domésticos, crianças e pessoas idosas, bem como profissões da própria fazenda. Aqui você é remunerado.
O projeto CouchSurfing também é um serviço de hospitalidade com base na internet. Para economizar, a hospedagem gratuita é feita em casa de moradores da cidade onde você vai ficar. Em 2012, atingiu a marca de 1 milhão de adeptos em mais de 180 países.
HomeAway é um mercado de férias de aluguel em 190 países e opera em 50 websites. O TrustRoots é uma comunidade de viajantes que vem crescendo para compartilhar, hospedar e reunir pessoas que tem como conceitos a confiança, a aventura e as conexões interculturais.
Na Home Exchange você inscreve sua casa com a finalidade de trocar moradia com pessoas em outros países e no Brasil. Para pessoas que queiram conhecer outras culturas é uma opção que pode ser interessante.
A rede BeWelcome é uma rede social de acesso gratuito através de um site usado para organizar homestays e hospitalidade. A Homestay nada mais é do que uma opção de hospedagem de intercâmbio onde você é hospedado na casa de uma família que more na cidade da sua estadia.
A Hospitality é a rede de serviços que visa atender a demanda turística, de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia, como hotéis, restaurantes, centros de eventos, entre outros.
Caso tenha a intenção de morar por um período no exterior e economizar em sua estadia, a Homestay pode ser interessante. Você aluga um quarto em uma casa familiar com a finalidade de turismo ou estudo. Como exemplo vamos comentar sobre Sharing Homes nos Estados Unidos. A empresa aluga quartos em residências para melhorar a renda de pessoas que normalmente moram sozinhas e pessoas idosas. A consulta pode ser feita pelo site em reuniões semanais para que pessoas interessadas tenham contato com os proprietários.
Várias empresas e grupos de pessoas estão se reunindo e construindo conceitos de moradia para atender um mercado que está crescendo e querendo novidades. As convenções sobre envelhecimento pelo mundo e pelo Brasil estão mostrando um movimento de pessoas 60+ querendo novidades e as moradias 60+ estão entre elas.