Na última segunda-feira (29), o CEDIVIDA ofereceu uma palestra em sua sede sobre a campanha Janeiro Branco e saúde mental. O tema central, foi sobre como isso influencia na vida da pessoa idosa. A palestra foi ministrada por Monique Betenheuser, psicóloga do CEDIVIDA, e Rayane Xavier, estagiária de psicologia do CEDIVIDA.
A palestra se iniciou mostrando as características da campanha Janeiro Branco como, alertar sobre a saúde mental com o objetivo de chamar a atenção para questões e necessidades relacionadas à saúde mental; prevenção de doenças decorrentes do estresse como ansiedade; e o motivo do porquê a campanha é realizada em janeiro, por ser em um período em que há muita reflexão sobre a vida nesse período. Trazendo ainda dados importantes e alarmantes sobre depressão e ansiedade, e alertando sobre a população idosa liderar o ranking de quadros depressivos entre os brasileiros. Segundo os dados, 12 milhões de pessoas idosas sofrem com a depressão e 20 milhões com a ansiedade.
Para a psicóloga, falar sobre saúde mental da pessoa idosa é importante, pois a cada dia essa parte da população aumenta. Compreender as dificuldades agora, nos ajuda para o futuro. Um desses fatores é o fato de a pessoa idosa passar por processos de perda. “Quando passamos pela fase da terceira idade, nós passamos por várias perdas. Um ente querido ou uma função na sociedade. E isso interfere em nossa saúde mental”, diz Monique.
A psicóloga também falou sobre a maneira de como pensar na saúde mental. Ela destaca sobre a saúde mental não ser necessariamente, doenças mentais, mas sim um bem-estar social e físico e reforçou o papel do CEDIVIDA. “O CEDIVIDA existe para isso. Para garantir a vocês vínculos com outras pessoas, para que tenham esse bem-estar”.
Monique reforçou a importância das emoções no cuidado com a saúde mental. Para ela, reconhecer as emoções que cultivamos em nossas vidas é importante para nos ajudar a lidar com elas. “Identificar as emoções que temos dentro de nós, e em como elas são refletidas em nós, conseguimos ter mais facilidade para cuidar da saúde mental”, diz.
Ela também falou sobre estratégias de cuidado da saúde mental da pessoa idosa como, exercícios de observação das emoções, bons hábitos, realizar atividades satisfatórias, buscar entender as mudanças naturais e dar atenção ao momento presente.
O CEDIVIDA busca proporcionar à pessoa idosa uma boa saúde mental através de atividades oferecidas para este público. Para conhecer mais as palestras, oficinas e demais atividades do CEDIVIDA, clique aqui.