Por Carlos Air
O dinheiro pode ser a raiz de todos os males, mas apenas se você não for honesto sobre o que ele significa para você. O dinheiro pode ter um poder maravilhoso de unir as pessoas e também de separá-las. Você não pode escapar dele. Se você fugir, ele irá te perseguir e te pegar. Se não compreendermos a nossa relação com o dinheiro nesta cultura, então penso que estamos condenados.
A vida, exceto pelas óbvias necessidades físicas, não é tanto definida pela situação externa quanto pela interna. Ter mais poder aquisitivo não mudará sua composição interna. Se você é uma pessoa ruim, ansiosa e sem dinheiro, você será uma pessoa ruim, ansiosa e com dinheiro.
Ser rico não o torna inteligente – especialmente em relação a outras coisas além de dinheiro. Conheci uma pessoa que ficou rica rapidamente – mudando da sobrevivência para a fartura. E em uma oportunidade perguntei a ele: “Qual foi a coisa mais surpreendente que você descobriu quando ficou rico?”. Ele disse: “Todo mundo pergunta minha opinião sobre as coisas porque acham que domino todos os assuntos. Tudo o que realmente sei é como ganhar muito dinheiro no meu ramo de atividade”. Veja, esse cara não se deixou enganar pelo dinheiro. Essa é a chave.
Ser rico não leva automaticamente a uma vida rica. Há uma diferença entre dinheiro e sucesso. Estar totalmente envolvido com todas as minhas funções; família, minhas faculdades, livros, empresa, empreendimentos, todas as minhas capacidades na vida – para mim isso seria um sucesso. Ter sucesso significa ter um caráter desenvolvido. Você deve buscar a alegria, a luta e o desafio do trabalho. O que você traz de suas próprias entranhas e coração. A felicidade do trabalho duro e nenhuma quantia pode comprar isso. Essas são alegrias que vêm do espírito.