No dia 18 de junho, foi realizado o Seminário Junho Violeta – Combate ao idadismo e todas as formas de violência contra a pessoa idosa, promovido pelo Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Com o objetivo de estimular a valorização da pessoa idosa, o evento apresentou o papel de promoção da conscientização sobre o processo de envelhecimento e instruiu sobre os tipos de violência contra a população idosa.
Na ocasião, estiveram presentes o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva; o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco; e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, Pedro Aihara.
A psicóloga e responsável técnica do Programa CEDIVIDA, Monique Betenheuser, esteve presente no evento representando o CEDIVIDA e os Amigos do HC. Para Monique, participar deste evento é fundamental para reforçar o propósito do CEDIVIDA. “A participação nesse tipo de evento é essencial para a efetiva garantia da defesa e direitos da pessoa idosa. São nesses espaços que podemos refletir e discutir sobre as dificuldades e possibilidades para esse público, visando cumprir o Estatuto da Pessoa Idosa”.
O CEDIVIDA trabalha constantemente para estar alinhado com as políticas públicas voltadas à população idosa, a fim de garantir a promoção e defesa de seus direitos.