Bons negociadores são feitos não nascem

por | 16 de setembro de 2024 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air 

Habilidades de negociação podem ajudá-lo em quase todas as situações. Aprenda como negociar e as habilidades essenciais que você precisa para ser um negociador melhor e com isso ter mais êxito em suas interações.   

A negociação baseada em princípios concentra-se em informações e interesses de objetivos, em vez de pessoas ou posições, para o sucesso a longo prazo de todos os envolvidos. Aprenda como negociar de forma eficaz e observe como seus relacionamentos mudam e os benefícios se espalham ao longo de sua vida. Negociadores eficazes comunicam-se com clareza, ouvem atentamente e compreendem o que os outros dizem e, trabalham com habilidades de pensamento crítico. 

Trabalhar em sua confiança e habilidades de comunicação é um bom ponto de partida. Entrar em uma negociação com a quantidade certa de confiança o ajudará a evitar que você demonstre com facilidade seus anseios e objetivos. 

As negociações exigem uma abordagem cuidadosa e equilibrada de ambas as partes. Construir relacionamento com a outra pessoa ou parte com quem você negocia pode ajudar a quebrar o gelo e, ao mesmo tempo, encorajar um espírito colaborativo. Também pode ajudar a aumentar as probabilidades de se chegar a um acordo bem-sucedido.  

Não tenha medo de fazer perguntas. Perguntas neutras (não perguntas fechadas de “sim” ou “não”) podem encorajar respostas repletas de informações que podem ser úteis ao longo do processo. Pratique a escuta ativa e reconheça preocupações ou sentimentos envolvidos. Isso não apenas ajuda a construir seu relacionamento, mas também permite que você obtenha informações valiosas do outro lado. 

As negociações não são pessoais. No entanto, exigem que você entre na conversa com bom senso para determinar se as soluções da sua contraparte funcionam dentro da estrutura de suas metas e objetivos. 

Também é essencial estabelecer limites firmes e estar preparado para sair da negociação se a posição ou oferta não atender aos seus objetivos. Fazer isso representa uma poderosa declaração de confiança e integridade. Em vez de rejeitar completamente a negociação, o outro lado poderia reconsiderar a sua posição.  

Bons negociadores podem pensar por conta própria, usar o pensamento crítico e ouvir ativamente para antecipar as necessidades e ações de outras pessoas. Eles também precisam ser capazes de fazer com que pequenas alterações pareçam grandes, para diminuir as chances de fazer tantas alterações em suas ofertas. 

Compreender a teoria e os fundamentos da negociação só pode levar você até certo ponto. A prática ajuda a incorporar essas habilidades em sua intuição. Quanto mais você usar táticas de negociação, mais confortável se sentirá durante um cenário real. Em meu livro; “Para Conquistar o Sim Elimine o Não – O Game da Barganha”, explico com toda riqueza de detalhes o desenvolvimento desta habilidade fundamental. 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.