Em referência ao mês da pessoa idosa, foi realizada o dia 18, o “Dia do cabelo maluco”, com uma tarde de atividades lúdicas, culturais e de estimulação mental e física. O objetivo foi proporcionar para os participantes do CEDIVIDA a ideia de que não há limite de idade para se divertir, se cuidar e socializar.
No encontro, foram realizadas diversas atividades: tarde com música, lanche coletivo, desfile e apresentação dos penteados, danças, brincadeiras, além das premiações para os melhores penteados.
Segundo a Educadora Social, Rayane Xavier, esta ação é de extrema importância para o CEDIVIDA. “A atividade de “cabelo maluco” é uma forma divertida e criativa de promover a autoexpressão. Ao experimentar penteados inusitados e cores vibrantes, os participantes resgatam memórias e se permitem explorar sua individualidade, criando um ambiente leve e acolhedor”.
Além disso, essa atividade estimula a socialização, quebrando barreiras e promovendo interações animadas entre os participantes. O ato de rir e criar juntos fortalece laços de amizade, essencial para combater a solidão e o isolamento social, que muitas vezes afetam essa faixa etária.
A Responsável Técnica Monique de Lazari Betenheuser enfatiza que as dinâmicas e atividades realizadas promovem o contato social e a vinculação afetiva. “São de grande importância para o nosso público, facilitando a promoção da saúde e do bem-estar físico e mental. Procuramos sempre adaptar as atividades, conforme as demandas dos nossos participantes, para que eles possam se sentir incluídos socialmente”.
Envolver-se em atividades lúdicas como essa tem um impacto positivo na saúde mental. A diversão e a autoestima se entrelaçam, proporcionando aos idosos uma experiência que enriquece a qualidade de vida e os conecta com o prazer de estarem juntos.