No último dia 29 (sexta-feira), a palestra “Obesidade e Saúde – Um olhar através da nutrição” foi realizada no CEDIVIDA. Os alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participantes do projeto de extensão “A Nossa Comida”, foram os responsáveis por ministrar a palestra.
O objetivo foi promover a adoção de uma dieta saudável. Segundo elas, estas são as principais maneiras de prever a obesidade pela alimentação:
Alimentação: evitar alimentos processados e ultraprocessados; investir mais em alimentos in natura, controlar o consumo de alimentos de origem animal e evitar consumo de açúcar e gorduras em grades quantidades.
Hidratação: uma boa hidratação ajuda no controle do apetite e mantém o metabolismo mais eficiente.
Durante a palestra, foi apresentado também o Guia Alimentar para a População Brasileira, além de um guia preparado pelos alunos, que apresenta as seguintes dicas:
1 – Alimentos In Natura: a ingestão de frutas, vegetais e grãos integrais, devem ser a base de sua alimentação. Através desses alimentos, vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes, nutrientes essenciais e fornecimento de energia, são adquiridos à sua saúde.
2 – Moderação de óleos, sal e açúcar: é indicado a diminuição da ingestão desses ingredientes no dia a dia.
3 – Limite o consumo de alimentos processados: os alimentos processados são aqueles que passaram por algum tipo de transformação, como adição de sal, açúcar, gordura ou conservantes. No lugar destes alimentos, substitua por alimentos In Natura.
4 – Evite alimentos ultraprocessados – além de alimentos processados, o consumo dos ultraprocessados devem ser evitados. Refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados, temperos prontos, embutidos e macarrão instantâneo, são alguns exemplos desses alimentos.
5 – Hábitos alimentares saudáveis: ter um hábito alimentar é de suma importância para se alimentar bem. Faça refeições em horários regulares; coma sem distrações, apreciando cada garfada; esteja em um ambiente apropriado; esteja sempre em companhia, com familiares e amigos sempre que possível.
6 – Escolhas inteligentes na hora das compras: procure comprar em feiras locais ou em locais de sua confiança, que ofereçam produtos de qualidade. Dessa maneira, você sempre terá alimentos frescos.
7 – Desenvolva habilidades culinárias: aprender técnicas básicas, experimentar novas receitas e compartilhar conhecimentos, pode contribuir para uma melhora do seu bem-estar, deixando o processo de sua alimentação mais divertido.
8 – Dê o espaço que sua alimentação merece: mantendo uma rotina bem estruturada, em tudo o que envolva a alimentação como, tempo de preparo da comida, organização semanal e horários definidos, você pode apreciar mais ainda o momento de sua alimentação.
9 – Priorize locais com refeições frescas: quando estiver fora de casa, opte por se alimentar em lugares com uma refeição preparada na hora.
10 – Seja crítico com informações: busque fontes confiáveis, questione propagandas e eduque-se continuamente. Fazendo isso, você vai ter mais detalhes e cuidados na hora de realizar sua refeição.
Tratamento da Obesidade
As alunas também falaram sobre como tratar a obesidade. Segundo elas, passar a tratar a diabete, gera uma maior qualidade de vida e bem-estar pessoal. “Mudança no estilo de vida é muito importante para tratar a obesidade. Se você pode mudar a sua rotina, encaixando exercícios físicos, você auxilia no começo do processo de tratar a obesidade”, disse uma das palestrantes.
Ao final da palestra, a professora e coordenadora do curso de Nutrição e do projeto “A Nossa Comida”, Giane Sprada, enfatizou o compromisso do grupo ao realizar a palestra. “A nossa missão é proporcionar a vocês um maior conhecimento sobre a área da nutrição, para que vocês não sejam reféns das falsas informações que são publicadas e veiculadas nos dias de hoje”.
O Programa CEDIVIDA realiza oficinas em parceria com o projeto de extensão “A Nossa Comida”. Para saber sobre as próximas palestras, clique aqui.