Comunicação é a chave

por | 31 de março de 2025 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air

Precisamos de conexões positivas com os outros para nos sentirmos felizes e realizados, mas os relacionamentos podem ser complicados. Como podemos melhorar nossos relacionamentos pessoais e profissionais? A comunicação é fundamental. 

Uma boa comunicação pode ser aprendida e adaptada às nossas personalidades e às personalidades das pessoas em nossas vidas. 

Somos todos diferentes. Processamos informações de forma diferente e sentimentos diferentes nos desencadeiam. É importante tentar entender a perspectiva da outra pessoa para criarmos o impacto que queremos. 

O silêncio é uma ferramenta maravilhosa para criar conversas significativas. 

Não estou falando de horas de silêncio ou de dar as costas friamente. Estou sugerindo fazer uma pausa de alguns segundos de silêncio depois de fazer uma pergunta. 

Tendemos a não gostar de silêncio. Fazemos uma pergunta e, enquanto a outra pessoa pensa sobre sua resposta, começamos a fazer a próxima pergunta ou a oferecer uma solução para cobrir o que sentimos ser um silêncio constrangedor. Precisamos fazer uma pergunta e então ficarmos em silêncio, dando à outra pessoa tempo para pensar sobre o que ela quer dizer e o quanto ela está disposta a compartilhar.  

O silêncio mostra que você está presente e interessado. Isso pode ser difícil de fazer no começo. Enquanto eu estava trabalhando nessa nova habilidade, eu movia minha mão sobre minha boca para me lembrar de fechá-la. Fiquei surpreso com o quanto as conversas se tornaram mais enriquecedoras depois que comecei a fazer isso. 

Como alguns devem saber, E é a minha palavra favorita no dicionário. Ela oferece expansão e liberdade. 

Preste atenção em quantas vezes você está usando a palavra MAS (é mais do que você pensa) e tente usar a palavra E em vez disso. A palavra MAS imediatamente nega todo o bem que veio antes, enquanto E é uma expansão do que foi dito antes. 

Se há um presente que podemos dar aos outros ao nos comunicarmos com eles, é fazê-los sentir reconhecidos e ouvidos. Todos nós precisamos nos sentir vistos! 

Reconhecer a outra pessoa parafraseando o que ela disse e fazendo PERGUNTAS demonstra a ela que estamos ouvindo e queremos entendê-la. Parar para reconhecer o que ouvimos também nos impede de dar conselhos ou oferecer soluções muito rapidamente. 

Lembre-se de que reconhecer o que a outra pessoa está dizendo não significa que você concorda com ela. Você está tentando entender da perspectiva dela e agradecendo por compartilhar isso com você, apesar do fato de você ter uma perspectiva diferente. Isso ajuda a outra pessoa a se sentir ouvida, o que é um conector muito poderoso. 

Nos relacionamentos, precisamos pedir aquilo que necessitamos, o que significa que precisamos nos conhecer e fazer nosso próprio trabalho pessoal, e então pedir com clareza e especificidade. A outra pessoa não sabe o que precisamos. 

A apreciação enriquece todos os relacionamentos. É fácil de fazer e não custa nada. Eu encorajo você a mostrar sua apreciação com frequência. A apreciação é mais eficaz quando você diz sobre qual comportamento específico está falando, como isso fez você se sentir e então oferece o agradecimento real. Pratique isso com frequência! 

Precisamos de conexões positivas com os outros para nos sentirmos felizes e realizados. Estes são alguns conceitos simples que podem ser utilizados ​​em todos os nossos relacionamentos. Eles são fáceis de serem praticados e podem fazer uma grande diferença. 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.