As oportunidades de emprego para o público maduro ainda compõem o menor nicho de oportunidades para os talentos grisalhos.
Diante disso, se você está em busca de uma ocupação profissional, pense em trabalho e não em emprego com vínculo formal. Trabalho teremos sempre, porém empregos tem data para iniciar e terminar.
No entanto, se você deseja focar em oportunidades de emprego, invista na estruturação de um currículo atrativo.
Primeiramente reflita e entenda bem o que significa o termo CURRÍCULO!
De acordo com o Dicio, Dicionário Online de Português:
▪ “Documento usado por quem pretende se candidatar a um emprego ou cargo, com seus dados pessoais, formação escolar ou acadêmica, experiência profissional ou seus trabalhos anteriores”.
▪ Etimologia (origem da palavra curriculum). Do latim curriculum vitae e o plural curricula.
▪ Curriculum é sinônimo de: currículo
E agora vamos refletir sobre como fazer o seu currículo. Tenha em mente que a primeira impressão é fundamental.
O currículo é uma porta de entrada, portanto, alguns itens devem ser observados com cuidado:
▪ O currículo deve ser objetivo. A mensagem rápida causa maior impacto.
▪ O período médio de atenção dirigida de um indivíduo é de 30 segundos. Pense nisso!
▪ Limite seu currículo a três folhas no máximo, sem preocupação com capa e folha rosto.
Seja criativo, inove! Utilize todos os recursos disponíveis tais como:
▪ No documento digital utilize cores agradáveis, aposte em uma arte, bordas, algumas gravuras e letras que sejam fáceis de visualizar.
▪ No documento físico, utilize desde o papel comum até tramas, gramaturas e cores distintas do convencional.
▪ Procure sempre combinar com envelope de tamanho grande para que não seja necessário dobrar o currículo.
▪ Diagramação diferente e harmoniosa pode ser um diferencial.
Forma de apresentação do conteúdo:
▪ Cuidado, não peque pelo excesso!
▪ A boa linguagem é essencial. Erros de português e abreviaturas são imperdoáveis.
▪ Coloque em ordem cronológica os dados informados, observando os seguintes aspectos:
- Dados de identificação: itens imprescindíveis como nome, idade, e-mail, link de acesso ao Linkedin, celular e endereço.
- Objetivo Profissional: campo em que pretende atuar e cargo.
- Qualificações Profissionais: apresente o que você é profissionalmente, capacitações em linhas gerais, sedimentadas nas atividades desenvolvidas, associando a melhorias obtidas, preferencialmente de forma quantificável com percentuais. Cite neste quesito, situações relevantes em sua carreira, como premiações, viagens, conhecimentos adicionais em tecnologia, idiomas e outros.
- Formação: última graduação, detalhando somente cursos técnicos, formação superior, pós, especializações, mestrados, e uma relação sucinta de cursos complementares e de aprimoramento.
- Histórico Profissional:
▪ Empresas em ordem cronológica e decrescente, cargo e período de atuação;
▪ Complementar, se necessário, o item de qualificação profissional, ressaltando resultados e contribuições efetivas à organização;
▪ Atividades corriqueiras e inerentes ao cargo devem ser suprimidas;
▪ O tecnicismo limita a avaliação para especialistas, utilize termos genéricos e acessíveis a outras áreas.
- Referências: não é fundamental, porém se utilizado, deve ser sucinto e citar pessoas de convívio profissional hierarquicamente superior. A recomendação é que você tenha este material estruturado, se for de interesse mútuo, seu e da empresa, repasse. Será positivo se puder fazê-lo imediatamente via celular ou como uma folha complementar e no mesmo padrão do seu currículo
Apresente os dados referentes aos seus três últimos empregos citando a organização, período em que você trabalhou (data de entrada e saída), nome completo do seu gestor imediato e cargo, e-mail, telefone celular e corporativo.
Normalmente o seu currículo despertará o interesse do contratante e abrirá as portas para uma entrevista e uma nova oportunidade de trabalho. Então, seja assertivo em sua estruturação evidenciando realizações e contribuições marcantes.
Acompanhe nosso portal e confira as dicas que vamos trazer para aprimorar seu currículo.