A vacinação é uma medida de proteção importante para a nossa saúde. Em todo período da nossa vida, é necessário que tomamos algum tipo de vacina; desde a infância até a fase adulta.
Na terceira idade não é diferente. Pouco se fala dos benefícios que a vacinação pode trazer para o público idoso. Ela reduz o risco de internações e de morte causados por doenças cardíacas.
O geriatra Dr. André Pitaki, explica sobre a importância desse ato para a terceira idade: “À medida que envelhecemos, nosso sistema imunológico tende a enfraquecer, tornando-nos mais suscetíveis a infecções e doenças graves. As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos que combatem os agentes causadores de doenças”.
O especialista também alerta que os riscos para a pessoa idosa que não toma vacina, são de contrair doenças infecciosas que poderiam ser evitadas. “Essas doenças podem ter consequências graves para a saúde dos idosos, levando a complicações como pneumonia, meningite, gripe grave, infecções bacterianas e até mesmo a morte. Além disso, a recuperação de uma doença em idosos pode ser mais lenta e difícil, resultando em uma diminuição da qualidade de vida”, comenta.
O ato de se vacinar é importante não apenas na fase de terceira idade, mas também desde que nascemos. Uma vacina deixada de ser tomada na infância, pode gerar consequências nada agradáveis ao longo da vida.
“Uma vacina não tomada na infância pode influenciar a saúde da pessoa na faixa etária idosa. Algumas doenças infecciosas podem ter um período de incubação prolongado ou podem permanecer latentes no organismo por muitos anos”, diz o médico.
Vacinas mais importantes
Dr. André também nos listou algumas das vacinas de maior importância para a pessoa idosa.
1 – Vacina contra influenza (gripe): A gripe pode ser grave em idosos e pode levar a complicações graves. A vacina contra a gripe é recomendada anualmente, pois o vírus da gripe muda frequentemente.
2 – Vacina pneumocócica: Previne infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumonia e que pode causar pneumonia, meningite e infecções generalizadas.
3 – Vacina contra tétano e difteria: Essa vacina é geralmente administrada em combinação com a vacina contra coqueluche (tríplice bacteriana acelular), e é recomendada como reforço a cada 10 anos para manter a imunidade.
4 – Vacina contra herpes-zóster: Previne a ocorrência do herpes-zóster, uma doença dolorosa causada pelo vírus da varicela-zóster, que pode ocorrer em pessoas que tiveram catapora no passado.
5 – Vacina contra hepatite B: Pode prevenir infecções que, se não tratadas, podem levar a cirrose.
6 – Vacina contra o Covid19: é extremamente importante para os idosos tomarem. Pessoas idosas têm um risco aumentado de complicações graves e óbito em caso de infecção pelo coronavírus. Tem se mostrado eficaz na redução do risco de doença grave, hospitalização e morte relacionadas ao vírus.
Vale ressaltar que as principais vacinas para a pessoa idosa, estão inclusas como rotina no calendário nacional de vacinação do idoso, feito pela Sociedade Brasileira de Imunização. É possível consultar esse calendário no site do Governo do Estado do Paraná ou pelo aplicativo Saúde Já.