Como envelhecer bem e não chegar com problemas na terceira idade

por | 2 de junho de 2022 | Autocuidado

Que todos nós precisamos nos preocupar com a nossa saúde, não é novidade. Mas precisamos pensar em como nós vamos envelhecer bem até chegar na terceira idade. O processo de envelhecimento é natural para o ser humano, mas envelhecer bem e com saúde, é algo que todos deveriam prestar mais atenção.

Já postamos algumas matérias com especialistas que dão várias dicas de saúde. Para ficar mais simples, compilamos os principais hábitos nesse texto. Dá uma olhada:

1 – Se hidrate e se alimente bem

Água, alimentos naturais e proteínas são indicados para quem quer ter uma boa alimentação e consequentemente, uma boa saúde. As proteínas são importantes na hora de colocar no cardápio, elas não vão permitir com que seu corpo perca muita massa muscular, o que é bem comum na terceira idade. Carne vermelha pode ser consumida, mas com um certo cuidado e com pedaços não muito gordurosos. Alimentos com sódio é importante cortar, o sódio causa inchaço e hipertensão, podendo acarretar em problemas cardíacos. Utilize outros temperos na hora de preparar o alimento.

2 – Mantenha o corpo em movimento

Manter o corpo em constante atividade é algo primordial. Afinal, para que você consiga ter uma boa saúde, não basta apenas a alimentação, uma rotina de exercícios físicos é mais do que indicada para ter saúde corporal.
Exercícios como caminhada são recomendados, pois além de trabalhar a vivência social, ela dá força muscular, equilíbrio e é fácil de realizar. Dança, alongamento, pilates e em alguns casos musculação, são também indicados com os mesmos benefícios. Essas atividades auxiliam na flexibilidade, trabalhando com os ligamentos do corpo e melhoram no ritmo cardíaco.
Tome cuidado! A musculação nem sempre é indicada por se trabalhar com o desgaste dos músculos. Para uma pessoa prestes a entrar na terceira idade, a musculação pode mais atrapalhar do que ajudar, depende muito dos casos e do corpo de cada um.

3 – Durma bem

Dormir bem é muito importante para quem quer ter saúde ao entrar na terceira idade. Ter um bom momento de sono ajuda no descanso corporal, alivia tensão muscular, evita ansiedade e a irritabilidade.
É importante manter um tempo de repouso entre sete e oito horas por noite, para que seu corpo possa aproveitar o tempo máximo de descanso que precisa para se manter saudável.

4 – Mantenha uma vida socialmente ativa

Ter uma vida socialmente ativa é recomendável para quem está prestes a entrar na terceira idade. Ela vai te ajudar a não se sentir sozinho, o que é natural conforme vai envelhecendo e vai ajudar a não se sentir desanimado com atividades que antes você ficava animado e empolgado para fazer.
Por isso é muito importante que você evite ficar sozinho nessa fase da vida. Se cercar da família e de amigos vai te ajudar a não se desanimar.

5 – Exercite o cérebro

Manter o cérebro sempre em atividade é mais do que importante para quem está entrando nessa fase da vida. Com o envelhecer, o nosso cérebro vai perdendo neurônios e vamos perdendo a capacidade de armazenamento da mente, o que nos deixa vulneráveis a doenças como Alzheimer.
Leia livros, escreva, tente aprender coisas novas, faça palavras cruzadas e monte quebra-cabeças, isso ajuda a manter o cérebro sempre ativo e em ótimo funcionamento.
Trabalhe o cérebro e não o deixe parado em momento nenhum!

6 – Comece a consultar um médico periodicamente

Ir ao médico é importantíssimo nessa fase da vida. Fazendo exames de rotina e indo em consultas, nós conseguimos ter um acompanhamento de um especialista na área da saúde.
O médico vai auxiliar em como se deve seguir com a vida com a alimentação, exercícios físicos, vai sempre nos alertar sobre os riscos a nossa saúde e nos dizer se vamos precisar de uma medicação.
Então, vá ao médico, marque consulta sempre que puder e não deixe para ir quando está sentindo alguma dor ou desconforto.