Gerontologia social: o que é e sua importância

por | 18 de maio de 2022 | Autocuidado

Conforme vamos envelhecendo, o nosso corpo e nossa rotina vai mudando e as necessidades também mudam. Por conta disso, passa ser necessário um acompanhamento especial para as nossas vidas. A gerontologia está aí para garantir que existam estudos que supram tudo que o idoso precisa.

O que é gerontologia?

Primeiro, precisamos entender o que é a gerontologia.
Gerontologia é o estudo ampliado sobre o envelhecimento humano, ou seja, estuda o envelhecimento humano nos campos da: psicologia, direito, serviço social, nutrição, terapia ocupacional, entre outras.

O gerontologista atua na prevenção de doenças, propõe ações de prevenção aos problemas que mais impactam os idosos e orienta a criação de condições adequadas para um envelhecimento com qualidade.
O profissional na gerontologia aborda os aspectos da prevenção; ambientação; reabilitação; e cuidados paliativos. Cada um desses com sua particularidade para auxiliar o idoso.

É importante não confundir a gerontologia com a geriatria. Enquanto a gerontologia aborda os assuntos citados anteriormente, a geriatria é especializada nos cuidados relacionados à saúde do idoso, trabalhando os aspectos: consulta geriátrica e doenças.

O que é gerontologia social?

A gerontologia social é uma disciplina focada na saúde do idoso, mas não só a partir da concepção médica, mas também pela concepção social do indivíduo. Ela procura estudar especificamente o envelhecimento da população e suas consequências para toda a sociedade.

Um exemplo de atuação da gerontologia social, é quando o idoso se aposenta. Nessa fase da vida a rotina muda totalmente, pois ele passa a enfrentar, de maneira diferenciada, as relações sociais e o processo vital. A gerontologia social vai focar na valorização da aposentadoria como um desafio de evitar o isolamento social do idoso, o sedentarismo e inclusive, a depressão.

Qual a importância da gerontologia social?

A terceira idade é uma das fases da vida e traz necessidades específicas, assim como em todas as outras. De acordo com a psicóloga especialista em Gerontologia, Dra. Cecília Galetti, a gerontologia social é importante para trazer o idoso em um cenário de protagonismo dentro da sociedade. “Isto é particularmente relevante, pois atualmente vemos o crescimento acelerado da população idosa no Brasil, incluindo o da população longeva (80+), acentuando a importância do seu papel e de sua atuação”, explica.

Além disso, essa área de estudo ajuda a combater o preconceito ou intolerância a ação discriminatória contra pessoas de idade mais avançada. “Muitas vezes, nem nos damos conta da presença deste tipo de manifestação por esta ser, equivocadamente, naturalizada através de frases como ‘Você não acha que não tem mais idade para isso?’, ou comportamentos que colocam barreiras ou impedimentos da inserção do idoso no mercado de trabalho”.

A psicóloga explica que essas relações, marcadas pelo estereótipo, resultam em sofrimento à pessoa idosa, favorecendo que ela se afaste do convívio social, podendo acarretar prejuízos para a saúde física e mental.

É importante que esse assunto seja discutido e debatido, popularizando a gerontologia e colocando em pauta diversos assuntos relacionados à terceira idade, principalmente com o aumento da população idosa no Brasil e no mundo.