Benefícios da aromaterapia para os idosos

por | 11 de maio de 2022 | Autocuidado

A aromaterapia tem diversos benefícios como o alívio de sintomas emocionais, depressão, ansiedade e dores crônicas, fazendo o proveito do uso de aromas de flores, frutos, e vegetais que auxiliam a promover o bem-estar. O tratamento que faz proveito dos óleos essenciais é reconhecido como uma ciência que mistura compostos auxiliando em fatores como:

  • Equilíbrio;
  • Na saúde do corpo e da mente;
  • Alivia sintomas de ansiedade, depressão e insônia;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Para os idosos, o tratamento com aromaterapia auxilia em grande parte dos problemas de saúde mental e emocional abalado que a terceira idade acaba desenvolvendo ao longo do tempo. Pelo fato de a quantidade de medicamentos que a maioria deles utilizam, esses acabam gerando efeitos colaterais que, por muito tempo, podem começar a afetar a qualidade do sono, causar depressão, ansiedade, estresse e dores em outras regiões do corpo.

A aromaterapeuta Magdala Souza explica que o tratamento com os idosos é realizado da mesma maneira que são indicados para crianças, com diluições em óleo de coco, óleo de uva ou qualquer outro óleo que seja de boa qualidade para fazer a diluição. “O tratamento é realizado através de inalações desses aromas, respirando as propriedades de cada óleo essencial específico para cada problema, e alguns óleos podem ser até ingeridos”, diz.

Os óleos essenciais são os grandes atores da aromaterapia. Eles são compostos aromáticos concentrados extraídos de plantas aromáticas que possuem fragrâncias características que são rapidamente absorvidas pelos receptores olfativos. Para os idosos, os grandes benefícios que podem ser bem perceptíveis são, auxiliar na frequência cardíaca, o combate às dores nas articulações e reduzir o estresse.

Os óleos mais interessantes para a terceira idade utilizar na aromaterapia são:

  • Laranja Doce: Possui propriedades antidepressivas e age como desintoxicante.No ambiente, equilibra as emoções, tirando o cansaço extremo. Traz alegria e motivação para ajudar na rotina diária.
  • Lavanda Francesa: Ajuda a acalmar, trazer paz e equilíbrio para ambientes agitados. Também auxilia na insônia e é um excelente relaxante muscular.
  • Lavanda Brasileira: Proporciona ação respiratória, descongestionante e anti séptica.
  • Canela – Cássia: É circulatório e vasodilatador (anticoagulante).Também alivia dores reumáticas e musculares.
  • Gengibre: É altamente antioxidante e anti-inflamatório; além de expectorante, mucolítico, analgésico, febrífugo, descongestionante venoso e linfático e digestivo.

Esses óleos são encontrados em lojas especializadas. Existem diversas outras essências que podem ser usadas em pessoas de todas as idades. Consulte um aromaterapeuta para saber qual o melhor óleo para você.