Rotina de cuidados com a pele madura a cada estação

por | 20 de junho de 2022 | Autocuidado

Uma das mudanças mais visíveis no corpo ao envelhecer é a pele. Sensível, precisamos cuidar dela desde os primeiros anos de vida, mas após os 60 anos essa atenção deve ser ainda maior. Isso porque, com o tempo, a pele vai ficando mais fina e delicada. Aparecem, então, as rugas e linhas de expressão, sinais característicos da terceira idade. É o momento de ter cuidados especiais para mantê-la hidratada e saudável, considerando fatores como variações de temperatura, principalmente durante o verão e o inverno.

De acordo com a dermatologista e professora de Medicina da Universidade Positivo, Dra. Kátia Purim, a pele madura tem mais facilidade em perder a hidratação no inverno e por isso, os cuidados devem ser redobrados. “É importante lembrar de hidratar bastante e passar cremes de boa qualidade”, recomenda

Com o frio, é comum tomar banhos mais longos e quentes porém, a dermatologista relembra que as altas temperaturas prejudicam a pele. “O ideal é passar o hidratante logo depois do banho, fazendo uma boa hidratação no corpo inteiro, face, lábios e mãos”, explica. Essas são recomendações básicas para todos, porém ao falar do idoso, é importante lembrar que cada um tem características próprias. “Tem alguns mais saudáveis e outros tem problemas de saúde, como diabéticos, que tem a pele mais ressecada e precisam usar hidratantes mais potentes”, completa.

A dermatologista lembra que cuidar da pele também envolve o resto do corpo e não apenas o rosto. “Se agasalhar é importante, pois o frio resseca a pele e pode causar rachaduras”, alerta. No verão, os cuidados são basicamente os mesmos, mas além da hidratação, ela reforça a importância dos cuidados com o sol, como: “Usar do protetor solar nas áreas que tomamos mais sol, como o rosto e em áreas específicas, em casos de doenças de pele”, explica.

Falando em sol, logo lembramos da vitamina D, muito importante para o organismo. “Pode fazer exposição ao sol, desde que em horários distantes do meio dia”. Considerando que é o período que o sol fica mais forte. Além disso, outras vitaminas também são necessárias para manter a saúde do organismo em dia. “Ingerir alimentos com vitamina C, cuidar da alimentação, e consumir alimentos ricos em ômega 3”, diz. Para ajudar na hidratação, frutas, sopas, caldos e chás também contam.

As roupas também podem influenciar na saúde dermatológica. “No inverno, geralmente usamos roupas de lã e nylon que ficam guardadas e podem dar coceiras e alergias”, alerta a dermatologista. Lavar bem antes de vestir peças de frio pode prevenir possíveis problemas na pele. Durante a pandemia, aumentou o uso do álcool em gel que pode ressecar as mãos, reforçando a importância do uso de hidratantes.

A dermatologista ainda diz que passar hidratante e filtro solar, cuidar de lábios e mãos, não se automedicar e ter uma boa hidratação, são boas dicas para ter uma pele bem tratada e saudável.

Se há uma necessidade específica, procurar um profissional. Cada pessoa tem as suas necessidades e são situações mais individualizadas. Além disso, precisamos considerar situações novas: antes 60 anos era idoso, hoje são novos e tem os 80+ que estão super bem, trabalhando, ativos. O segredo é manter bons hábitos durante a vida.