No último dia 07 (quita-feira), o CEDIVIDA realizou um passeio para Morretes com alguns de seus participantes ativos, pela ferrovia Curitiba a Morretes. O passeio turístico contou com cerca de 30 participantes e 7 pessoas como grupo de apoio e foi uma experiência proporcionada em parceria com a Serra Verde Express.
A viagem Curitiba-Morretes, que passa pela Serra do Mar, tem duração média de 4 a 5 horas e no caminho é possível conhecer a história da ferrovia Paranaguá-Curitiba, com suas mais de 41 pontes e 13 túneis, além de apreciar a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do país, com montanhas, vales, rios, cascatas, penhascos e desfiladeiros.
O trem com os participantes saiu às 08h30 e chegou às 12h30 em Morretes. O retorno foi às 15h do mesmo dia.
Idalina Cunha, coordenadora do CEDIVIDA, disse ser um “dia especial e diferenciado” por poder promover bem-estar social e lazer para os participantes. “Tivemos a oportunidade de levar os nossos participantes a conhecer um pouco da história e da Mata Atlântica através deste passeio turístico”, afirma.
Vanda Vieira de Lima foi uma das participantes que esteve presente no passeio e destaca: “Foi muito lindo. Lindo demais”. “É encantador a natureza que vemos durante essa viagem. Fico muito feliz em ter participado”, diz Vanda. “Só tenho que agradecer aos Amigos do HC e ao CEDIVIDA por ter proporcionado essa oportunidade para nós”, completa.
Ângela Manasses fala sobre os benefícios que o passeio gerou para ela. “Estimula a atividade em grupo e os relacionamentos. Agrega os valores de união e companheirismo”, comenta. “Eu fiz esse passeio quando era criança. E participando deste, pude me lembrar das memórias da minha infância”, completa a participante.
Celina Marques diz que apesar de viajar bastante de trem quando mais jovem, nunca realizou este trajeto para Morretes. “Só ouvia falar do lugar (Morretes). Adorei”, fala. “Só tenho que agradecer pois esse passeio foi muito bom”.
Lucia Madalena também elogiou a experiência. “O passeio foi maravilhoso”, destacou. Ela também fala sobre o cuidado com o grupo de apoio do CEDIVIDA que acompanhou os participantes na viagem. “O pessoal aqui sempre ficou nos cuidando o tempo todo”, diz. “Só tenho que agradecer a todos que proporcionaram isso para nós. Foi um presentão de Natal”, completa.
O CEDIVIDA possui uma grande variedade em suas atividades. Oficinas de conhecimento e atividades lúdicas, palestras e muitas outras oportunidades para oferecer bem-estar e lazer.