CEDIVIDA recebe palestra sobre educação no trânsito para pessoa idosa

por | 6 de junho de 2024 | Bem-estar, Trabalho Multiprofissional

Na última quarta-feira (05), a palestra “Educação no Trânsito” foi realizada. Erica Elisa Nickel, mestre em educação e especialista em trânsito, veio comentar sobre cuidados e atitudes essenciais para se ter segurança no trânsito.  

Erica iniciou sua palestra mostrando a evolução do fluxo do trânsito da cidade de Curitiba com o passar dos anos, e em como aumentou a presença de automóveis. Com isso, a atenção dos motoristas e pedestres deve dobrar.  

“Precisamos lembrar que o trânsito não perdoa. Então, devemos saber quando nos colocamos em risco”, disse Erica, ao comentar sobre o comportamento da pessoa idosa na rua. 

Dando sequência na palestra, a palestrante citou algumas dicas para os participantes. A palestrante destacou a importância de atravessar a rua na faixa de pedestre. “Prestem atenção no sinaleiro de pedestre. Nem todos os semáforos possuem essa sinalização, mas olhem para evitar algum tipo de problema”. 

A especialista falou sobre o perigo da distração no trânsito. “A concentração é importante. Mexer no celular, não olhar para os lados, não observar o ambiente ao redor; pode ser motivo para acontecer um sério acidente”.  

Ela complementa alertando sobre os pontos cegos. “Atravessar entre dois carros, ou qualquer objeto que esteja dificultando a sua visão, pode prejudicar sua experiência no trânsito”.  

A educadora aconselha aos participantes que utilizem o cinto de segurança em qualquer situação. “Mesmo se for dirigir só até a esquina de sua casa, o cinto de segurança salva a sua vida e daqueles que estiverem com você, além de prevenir as lesões graves”.  

Essa foi a segunda edição da palestra. Para ler a matéria sobre a primeira abordagem do tema no CEDIVIDA, clique aqui.