CEDIVIDA recebe palestra sobre planejamento da terceira idade

por | 18 de março de 2024 | Bem-estar, Trabalho Multiprofissional

Na última sexta-feira (15), José Pio Martins, jornalista, economista e membro do Conselho Consultivo dos Amigos do HC, esteve presente no CEDIVIDA para ministrar a palestra “Planeje sua terceira Idade” aos participantes inscritos na programação 

Para iniciar, José Pio trouxe as antigas delimitações da primeira, segunda e terceira idade.  

Primeira idade – do nascimento até os 18 anos;
Segunda idade – fase adulta;
Terceira idade – a partir dos 60 anos.  

Segundo o palestrante, esse conceito já está ultrapassado e os geriatras consideram outra divisão mais atual.  

Primeira idade – do zero aos 20 anos;
Segunda idade – dos 21 anos aos 49 anos;
Terceira idade – Dos 50 aos 77 anos;
Quarta idade – Dos 78 anos aos 105 anos.  

Após falar sobre o conceito da quarta idade, José Pio, destacou que o fato de a média de idade estar mais alta, se faz necessário um planejamento para viver a terceira e quarta idade. O palestrante contextualizou e mostrou a diferença de média de idade dos anos 1940 até os dias de hoje. Em suas palavras, naquela época, as pessoas eram consideradas idosas a partir dos quarenta anos de idade, devido à média de idade da época (45 anos de idade).  

Segundo o jornalista, nos dias de hoje a média de idade da população brasileira é de 76 anos. Para ele, as mudanças de tecnologia, condições de saúde e avanços medicinais, contribuíram para que a expectativa de vida aumentasse ao longo dos anos. Essa informação reforça a tese atual das quatro idades defendida pelos geriatras. “A probabilidade de você ter uma vida longa, após os 60 anos, é grande”, destacou José Pio.  

Empregabilidade  

O palestrante trouxe foco para o tema empregabilidade em sua palestra. Ele comentou sobre cinco fenômenos da vida que estão atrelados ao mercado de trabalho para a pessoa 60+:  

1 – Empregabilidade e opções no mercado de trabalho diminuem drasticamente;
2 – Renda média tende a ser menor na velhice;
3 – Gastos com saúde e cuidados pessoais crescem a partir dos 70, 75 anos;
4 – Se dependente da aposentadoria do INSS, há perda de renda;
5 – Tudo isso contribui para surgimento de problemas de saúde mental; depressão, tristeza e desencanto com a vida. 

José Pio concluiu sua palestra afirmando que “é preciso viver com esforço. Mesmo que não sejamos gênios, podemos viver e dar significado às nossas vidas. Podemos concluir dizendo, que a vida é uma oportunidade”. 

Sobre a palestra, o conselheiro conta que o propósito foi levantar dois pontos: não se entregar para a idade e manter a atividade mental, para não apressar os problemas e o fim da vida.  

A conversa trouxe foco para uma reflexão para a pessoa idosa: mesmo na terceira idade, há um bom tempo para poder viver bem e feliz. Este é um dos objetivos do CEDIVIDA que traz atividades para benefício da pessoa idosa.  

Para saber sobre as próximas palestras que ocorrerão no CEDIVIDA, clique aqui e se inscreva.