Entre os dias 23 a 25 de outubro, a Universidade Federal do Paraná realizou o V Congresso Brasileiro de Gerontecnologia: Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo para o Envelhecimento. A responsável técnica do CEDIVIDA, Monique Beteheuser, participou representando o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, como conselheira.
O Congresso contou uma programação de palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos científicos. Dentre os assuntos trabalhados, é possível destacar as seguintes áreas temáticas: Aceitação e uso de tecnologias; Cognição, demência e intervenção; Design, inovação e empreendedorismo; Habitação e atividades diárias; Inclusão e letramento digital; Mobilidade e transporte; Robótica social; Saúde e autoestima; Segurança e reabilitação; Sensores e monitoramento; Tecnologia para a saúde e independência; Tecnologias sociais, e Trabalho e lazer.
Segundo Monique de Lazari Betenheuser, psicóloga e responsável técnica no CEDIVIDA, a participação nesses eventos é essencial. “Facilita o processo de supervisão, fiscalização e acompanhamento da Política Municipal da Pessoa Idosa. Cabe aos Conselhos zelar pelo cumprimento dos direitos das pessoas idosas”.
Ao representar também o CEDIVIDA, ela destaca o fortalecimento de vínculo com outras instituições e outros profissionais, além de consolidar o trabalho e atuação em rede.