Conheça a obra “Shamisen – Canções do Mundo Flutuante”

por | 26 de março de 2024 | Bem-estar, Trabalho Multiprofissional

Por Luciana Oliveira 

Para além de uma belíssima obra literária, essa sugestão é uma obra de arte e uma arte que envolve a escrita, desenho, cultura, mitologia e música. Um livro para ser sorvido.

A trama é baseada na história de vida da “ultima goze do Japão”, Haru Kobayashi, que viveu até os 105 anos (1900 – 2005). As gozes, eram mulheres com deficiência visual que viviam da arte do shamisen (instrumento de corda), realizando apresentações em troca de dinheiro ou comida. Outra característica marcante das gozes é o fato de que eram
andarilhas, deslocando-se em grupos e fazendo suas performances durante seus trajetos.

A obra se apresenta no formato de quadrinhos, com ilustrações ricas em detalhes e cores, contrastando, e ao mesmo tempo complementando, as experiências e sentidos aguçados da protagonista. Uma certa dificuldade pode surgir na leitura, uma vez que as letras dos diálogos ou comentários muitas vezes são diminutas, mas nada que o uso de uma lupa possa ajudar, dando até uma outra perspectiva sensorial à leitura.

E, complementando ainda mais a experiência, há disponível no livro um QR-code com o qual é possível acessar as músicas apresentadas na obra, uma imersão que pode aguçar todos os nossos sentidos.

Sugiro ainda, uma boa xícara de chá verde para acompanhar e um ambiente tranquilo para desfrutar de cada página com calma e tranquilidade. Boa leitura!

Luciana Oliveira é turismóloga de formação, atuando há 30 anos com desenvolvimento de comunidades e moderação de processos participativos. Leitora e Livreira por paixão. Instrutora de Yoga por gosto e Ativista da Longevidade por vivência e admiração.