A data de 09 de junho, é conhecida nacionalmente como o Dia da Imunização. Anualmente, a data visa conscientizar a população sobre a importância de se vacinar, a fim de promover longevidade, bem-estar e saúde das pessoas.
A vacinação é importante para todas as fases da vida. Desde bebês até pessoas idosas, o ato da imunização tem a sua relevância ao proteger as pessoas de doenças como pneumonia, sarampo, meningite, febre amarela, influenza e muitas outras.
A infectologista, Vanessa Truda, falasobre a eficácia e relevância da imunização. “As vacinas são importantes para prevenir as principais infecções virais causadas na infância, hepatite B, que a vacina possui uma eficácia acima de 95% de prevenção, infecções respiratórias, pneumonias e hepatites bacterianas”, diz.
Vanessa explica que na terceira idade, a vacina é importante por ser fundamental para prevenir quadros infecciosos. “Com o passar da idade, o nosso sistema imunológico também vai envelhecendo. Com isso, ele acaba ficando mais exposto a desenvolver infecções”.
“É importante fazer esse reforço anual, pois todo ano essas vacinas são atualizadas com os sorotipos mais polivalentes daquele ano, como forma de maior prevenção na época de maior circulação das doenças”, fala a infectologista a respeito das atualizações anuais nas vacinas da Covid-19 e Influenza.
Há algumas diferenças nas vacinas disponíveis no SUS e na rede privada. “No calendário anual de vacinação do SUS, a vacina da pneumo 23 é um diferencial em comparação com as demais faixas-etárias. Na rede privada, temos disponível a vacina do herpes zoster, que é indicada após os 50 anos”, diz Vanessa.
No Brasil, em 1973, foi criado o Plano Nacional de Imunização (PNI), um dos programas de vacinação mais reconhecidos no mundo. Através dele, vacinas, soros e imunoglobulinas, são distribuídas para a população por meio do SUS, com imunizantes para todas as faixas-etárias.